/
/
Gato preto: sorte, não azar

Gato preto: sorte, não azar

Superstições antigas relacionadas à sexta-feira 13 ainda fazem os bichos sofrerem maus tratos

Hoje é sexta-feira 13. O dia, considerado de azar, é temido por muitos supersticiosos. No entanto, ninguém teme mais a data do que os protetores de animais, por um único motivo: é o dia em que muitas pessoas judiam dos gatos pretos.

Basta entrar nas redes sociais para ter uma mínima noção: qualquer página de proteção animal está em polvorosa com fotos e avisos sobre cuidados com os bichanos. Há, inclusive, restrição ? ou mesmo bloqueio ? para a adoção destes gatos em dias como este.

Vale lembrar que, há pouco tempo, foi dia 31 de outubro, Dia das Bruxas, outra data em que os gatos pretos são bastante visados. Há, além do medo de maus tratos nas ruas, muito receio de que os bichos sejam usados para rituais de magia negra.

Os donos de gatos pretos, em geral, costumam alegar que os bichos trazem boa sorte. Se não, no mínimo, entregam muitos ronrons e muito carinho.

GatoPreto

Foto: AnnalA/ Shutterstock

Mas, afinal, qual é a origem dessa superstição?

Como pode um bicho tão pequeno ? e carinhoso ? trazer qualquer tipo de má sorte? Tudo começou na Idade Média, quando se acreditava que os gatos pretos eram bruxas transformadas em animais. Muito devido aos seus hábitos noturnos, mas também pela cor, geralmente associada às trevas. No século XV, o papa Inocêncio VIII chegou a incluir os gatos pretos na lista de seres hereges perseguidos pela Inquisição, por serem acusados de estarem associados a maus espíritos e, por isso, muitos acabaram sendo queimados juntamente com as pessoas acusadas de bruxaria.

Sagrados

No entanto, em outras culturas os gatos pretos chegaram a ser venerados. Na Pérsia antiga, por exemplo, havia a crença de que quando se maltratava um gato preto, era a mesma coisa que maltratar um espírito amigo, criado especialmente para fazer companhia ao homem durante sua passagem na Terra.

No antigo Egito, gatos em geral eram cultuados como deuses, inclusive merecendo os mesmos ritos fúnebres que os seres humanos, sendo embalsamados e sepultados.

GatoPreto2

Rita Kochmarjova/ Shutterstock

Sexta-feira 13, a origem

Tudo indica que as superstições acerca da data tenham começado a partir de duas lendas da mitologia nórdica. Uma delas conta que houve um banquete e 12 deuses foram convidados. Loki, espírito do mal e da discórdia, também. Segundo a lenda, ele armou uma briga e Balder, o favorito dos deuses, morreu. Portanto, ?reza? a superstição que convidar 13 pessoas para um jantar não traz boa sorte.

Na segunda lenda, conta-se que a deusa do amor e da beleza era Friga (seu nome originou a palavra Friday, sexta-feira em inglês). Quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo, a lenda transformou Friga em bruxa e, como vingança, ela passou a se reunir todas as sextas com outras 11 bruxas e o demônio e os outros 13 ficaram rogando pragas aos humanos.

No Tarô, a carta de número 13 representa a Morte. Na numerologia o número 12 é considerado de algo completo e o 13 é considerado um número irregular, sinal de infortúnio.

Doença

Às vezes, o medo é tanto, que vira doença. Triscaidecafobia é o nome do medo irracional e incomum do número 13. A fobia específica da sexta-feira 13 é chamada de parascavedecatriafobia ou frigatriscaidecafobia. Há quem tenha tanto medo do número 13 que existem prédios em que não há um 13º andar, por exemplo.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]