/
/
Gastos com nuvem pública devem chegar a US$ 723 bilhões em 2025

Gastos com nuvem pública devem chegar a US$ 723 bilhões em 2025

Segundo relatório do Gartner, 90% das empresas adotarão nuvem híbrida até 2027 e todos os segmentos de Cloud irão registrar crescimento de dois dígitos em 2025.

O mercado de computação em nuvem continua em expansão acelerada, impulsionado pelo avanço de tecnologias como a Inteligência Artificial (IA). De acordo com a projeção mais recente do Gartner, os gastos globais com serviços de nuvem pública deverão atingir US$ 723,4 bilhões em 2025. Isso representa um aumento significativo em relação aos US$ 595,7 bilhões previstos para 2024.

“O uso de tecnologias de Inteligência Artificial nas operações de TI e negócios está acelerando ininterruptamente o papel da Computação em Nuvem no suporte às operações e resultados de negócios”, afirma Sid Nag, vice-presidente e analista do Gartner. “Os casos de uso de cloud continuam a se expandir, com foco crescente em ambientes distribuídos, híbridos, nativos de nuvem e multicloud, apoiados por uma estrutura de integração entre nuvens, fazendo com que o mercado de serviços de nuvem pública atinja crescimento de 21,5% em 2025”.

Adoção de nuvem híbrida é tendência até 2027

Até 2027, 90% das empresas deverão adotar modelos de nuvem híbrida, estratégia que combina infraestruturas de nuvem pública e privada, aponta o estudo. Essa abordagem permite maior flexibilidade, escalabilidade e segurança, ao mesmo tempo em que enfrenta desafios complexos, como a sincronização de dados em diferentes ambientes.

A Inteligência Artificial generativa é apontada como um dos maiores motores de transformação, mas também apresenta desafios, especialmente no que diz respeito à integração de dados e ao gerenciamento de infraestruturas híbridas. Com isso, líderes de infraestrutura e operações (I&O) enfrentam pressão crescente para incorporar tecnologias de GenAI em suas estratégias, ao mesmo tempo em que desenvolvem soluções para operar essas tecnologias na borda (edge).

Inteligência Artificial como pilar do futuro

O avanço da Inteligência Artificial, especialmente nos modelos generativos, tem sido uma evolução para o mercado de nuvem, aponta o estudo. A necessidade de plataformas robustas para suportar treinamento, inferência e ajustes finos de IA impulsiona investimentos em infraestrutura.

Além disso, setores específicos e verticais têm critérios exclusivos que estão moldando o desenvolvimento de modelos GenAI especializados, privados e seguros. Isso reforça a relevância das soluções integradas e escaláveis ​​oferecidas pelos provedores de nuvem.

Crescimento acelerado em todos os segmentos

O mercado de nuvem deve registrar crescimento de dois dígitos em todos os segmentos até 2025. As soluções de infraestrutura como serviço (IaaS) e plataforma como serviço (PaaS) são particularmente promissoras, devido à necessidade de modelos mais integrados e eficientes.

Previsão de Gastos com Nuvem Pública (2024-2025):

SegmentoGastos em 2024 (US$ bi)Crescimento (%)Gastos em 2025 (US$ bi)Crescimento (%)
Infraestrutura como Serviço (IaaS)169,821,3%211,924,8%
Plataforma como Serviço (PaaS)171,619,1%208,621,6%
Software como Serviço (SaaS)250,818,1%299,119,2%
Desktop como Serviço (DaaS)3,57,7%3,811,1%
Total595,719,2%723,421,5%

Fonte: Gartner, novembro de 2024.

O levantamento destaca que as soluções integradas de infraestrutura e plataforma em nuvem (CIPS) estão em alta demanda. Essas ofertas combinam IaaS e PaaS em um pacote coeso, facilitando o desenvolvimento e a gestão de cargas de trabalho complexas.

“As empresas estão optando por CIPS porque as cargas de trabalho atuais são complexas, e as companhias precisam de plataformas integradas para simplificar o desenvolvimento, a implementação e as operações. As empresas que estão implementando um modelo de adoção de Multicloud, que ainda está registrando crescimento, também estão impulsionando os gastos com CIPS”, explica Sid Nag.

Já a integração entre nuvens (Cross Cloud Integration Framework – CCIF) é apontada como um diferencial para o avanço da adoção de CIPS. Essa estrutura possibilita que empresas utilizem recursos de GenAI em ambientes multicloud, atendendo a casos de uso mais avançados.

Em 2025, os gastos globais com CIPS deverão atingir US$ 301 bilhões, representando 72% do total investido em IaaS e PaaS, um aumento em relação aos 70% de 2022.

Perspectivas para o mercado de nuvem

Com a crescente complexidade das operações empresariais e a necessidade de inovação contínua, a computação em nuvem se consolida como uma tecnologia necessária para empresas de todos os portes. A transição para nuvens híbridas e multicloud, impulsionada pela GenAI, oferece oportunidades, mas também exige planejamento estratégico robusto.

O cenário para 2025 e além reflete um mercado em plena transformação, onde a computação em nuvem desempenhará um papel cada vez mais estratégico na definição do sucesso empresarial.

*Foto: Shutterstock.com

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 289

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Dall-E/ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Dayane Prate
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]