/
/
/
Gastos com IA generativa devem atingir US$ 644 bilhões em 2025, prevê Gartner

Gastos com IA generativa devem atingir US$ 644 bilhões em 2025, prevê Gartner

Apesar do crescimento dos investimentos em IA generativa, desafios como altas taxas de falha e incerteza nos resultados exigem estratégias mais pragmáticas das empresa

Os investimentos globais em Inteligência Artificial Generativa (GenAI) devem atingir US$ 644 bilhões em 2025, representando um crescimento de 76,4% em relação a 2024, segundo previsão da consultoria Gartner. Apesar das dificuldades enfrentadas na fase inicial de provas de conceito (POC), as empresas continuam apostando alto nos modelos de IA para otimizar processos e aumentar a eficiência operacional.

De acordo com John-David Lovelock, analista vice-presidente do Gartner, “as expectativas para os recursos da GenAI estão diminuindo devido às altas taxas de falha no trabalho inicial de POC e à insatisfação com os resultados atuais”.

Mesmo com esses desafios, as grandes empresas que criam os modelos de IA (como OpenAI, Google e Meta) continuam gastando bilhões de dólares para melhorar o desempenho e a confiabilidade da tecnologia. Porém, o dilema de grandes investimentos vs. frustração inicial deve continuar nos próximos anos.

“Projetos internos ambiciosos a partir de 2024 enfrentarão escrutínio em 2025, à medida que os CIOs optarem por soluções comerciais prontas para implementação e com valor comercial mais previsível. Apesar das melhorias nos modelos, os CIOs reduzirão os esforços de POC e autodesenvolvimento, concentrando-se nos recursos GenAI dos fornecedores de software existentes”, afirma Lovelock.

De acordo com o Gartner, a IA generativa vai impactar empresas de diferentes áreas, que deverão mudar e evoluir os investimentos.

Segmentação dos Investimentos em GenAI

Segundo a Gartner, os segmentos de maior crescimento dentro da IA generativa incluem:

  • Serviços: Crescimento de 162,6%, passando de US$ 10,6 bilhões em 2024 para US$ 27,7 bilhões em 2025.
  • Software: Crescimento de 93,9%, atingindo US$ 37,1 bilhões em 2025.
  • Dispositivos: O segmento mais dinâmico, com crescimento de 99,5%, alcançando US$ 398,3 bilhões.
  • Servidores: Alta de 33,1%, somando US$ 180,6 bilhões em 2025

Dispositivos de consumo com capacidade de IA

O crescimento avassalador dos gastos com GenAI se dará principalmente pela integração de recursos de IA em dispositivos como servidores, smartphones e PCs. A projeção é que 80% dos investimentos em GenAI sejam direcionados para hardware, o que leva a uma implementação generalizada da tecnologia no mercado de eletrônicos de consumo.

“A trajetória de crescimento do mercado é fortemente influenciada pela crescente prevalência de dispositivos habilitados para IA, que devem abranger quase todo o mercado de dispositivos de consumo até 2028”, destaca Lovelock.

Apesar disso, o especialista observa que os consumidores não estão necessariamente demandando esses recursos, mas acabarão comprando dispositivos com IA incorporada conforme os fabricantes os adotam como padrão.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]