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8 macro tendências que vão regir o mundo nos próximos cinco anos

8 macro tendências que vão regir o mundo nos próximos cinco anos

Especialista em tendências e futuro, Iza Dezon é representante oficial da Peclers Paris no Brasil e apresenta cenários futuros no mundo nos próximos cinco anos.

Futuristas estão na moda e apontam as tendências para os próximos anos. Para embasar sua apresentação no CONAREC e esclarecer de onde vêm as tendências com as quais trabalha, Iza Dezon, representante oficial da Peclers Paris no Brasil, mostrou à plateia as grandes áreas que analisa para falar de futuro.

Entre elas estão:

1. Evolução dos códigos de modelos de identidade
2 .Hedonismo e expressões de bem-estar
3. Revolução colaborativa
4. Globalização e seus impactos
5. Laços com a natureza
6. Relação com o tempo e espaço


A partir dessas análises, Iza elencou em sua apresentação oito macro dinâmicas que regem o mundo hoje e que continuarão em presentes nos próximos cinco anos:

1. Libertando-se dos modelos de identidade
2. Do bem-estar ao melhor viver
Incentivando o propósito coletivo
3. Transformando a narrativa global
4. Endossando nativos ecológicos
5. Restaurando o poder das utopias
6. Transcendendo o mal
7. Ciência com consciência

De todos essas, Iza destacou duas durante o CONAREC. 

tendências
Iza Dezon Peclers Paris no Brasil
(foto Rafael Canuto)

Do bem-estar ao melhor viver

Praticamente todo mundo, hoje, busca o bem-estar, felicidade e viver melhor. Assim, surgem algumas tendências. Iza cita três:

1.Auto-otimização mais sensata

2. Corpo consciente

3. Envelhecendo graciosamente

A partir dessas três tendências, surgem os territórios de inovação apontados pela especialista, que são oportunidades de negócio mais concretas.

1.Pro-idade: produtos e serviços para a população com mais de 60 anos, que vai representar 25% da população em poucos anos;
2.Cuidados femininos – cuidados não são iguais para homens e mulheres, e o público feminino vem crescendo em termos de renda; e
3.Performance bioativada –  a Rebook, por exemplo, desenvolveu um novo material para suas roupas que faz com que as peças fiquem presas ao corpo durante a atividade e mais soltas quando a pessoa está em repouso. Conforto é a máxima.

Endossando os nativos ecológicos

São os jovens com menos de 30 anos, também conhecidos como nativos digitais, que não sabem a diferença entre on e off-line. “Brinco que eles não sabem o que é uma lanterna ou despertador, porque tem isso no celular”, brinca Iza. Para esse público, a questão do meio ambiente é imperativa.


“Não dá para jogar fora, não tem fora. Precisamos olhar para o lixo”

Iza Dezon
representante oficial da Peclers Paris no Brasil


Nesse contexto, Iza aponta três tendências-chave:

1. Manifesto zero-lixo. O ponto, aqui, é que as empresas precisam se responsabilizar pelo resíduos;

2. O verdadeiro materialismo. Iza cita um cartão de crédito “black” lançado por uma empresa nórdica. O limite é alcançado quando o cliente atinge sua cota de emissão de gás carbônico; e 

3. Rumo à hiperecologia. O exemplo aqui é uma ação Black Supermarket, do Carrefour na França, de conscientização sobre alimentos orgânicos.

Nesse sentido, os territórios de inovação – ou oportunidades de negócio – são:

1. Agricultura inteligente

2. Somente o suficiente (virar a chave e consumir um pouco menos)

3. Economia pós-lixo

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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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