Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro é elétrico, solar e inovador

O futuro é elétrico, solar e inovador

A cada ano, o olhar para a sustentabilidade se torna mais dedicado e realista. E algumas estratégias podem funcionar como referência para diversos segmentos da economia

Desenvolvimento sustentável não é um tema novo na sociedade. Na verdade, esse termo foi trazido ao discurso público há mais de 30 anos, devido ao trabalho da médica Gro Harlem Brundtland, mestre em saúde pública e ex-Primeira Ministra da Noruega. Em 1983, ela foi convidada para presidir a Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, a convite do então secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU).

Cinco anos depois, em abril de 1987, sob sua liderança, a chamada Comissão Brundtland publicou o relatório “Nosso Futuro Comum”, que trazia à tona o conceito de desenvolvimento sustentável. Hoje, 31 anos depois, o mundo pode comemorar o estabelecimento real desse termo que tem, de fato, ocupado espaço nas decisões das empresas e ganhado investimentos cada vez maiores.

De acordo com a ONU Meio Ambiente, a energia solar também atraiu muito mais investimento no ano de 2017 – um total de 160,8 bilhões de dólares, o que representa 18% mais do que no ano anterior. Ainda segundo a instituição, esse modelo de energia renovável recebeu 57% do investimento total do ano, em comparação com todas as outras, excluindo apenas as grandes hidrelétricas.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

Os dados mostram, portanto, que esse é um tema premente, especialmente para o setor elétrico. Por isso, há empresas que, mesmo no Brasil, já apostam em inovação voltada para o desenvolvimento sustentável do setor. Um dos exemplos é o investimento da EDP, multinacional portuguesa do setor elétrico, em tecnologia de blockchain, que colabora com a gestão da distribuição adequada de energia solar, possibilitada pela parceria com uma startup austríaca.

“A EDP quer ser pioneira em inovação, de forma geral”, conta Livia Brando, gestora-executiva de Estratégia e Inovação da EDP. Além disso, dentro de uma série de realizações de inovação aberta, a EDP investiu em mobilidade elétrica, com um projeto que tem o objetivo de fomentar o mercado de veículos elétricos no Brasil. Ao lado do BMW Group Brasil, a EDP criou o maior corredor elétrico da América Latina, ligando as cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo.

“São seis postos de recarga, localizados nas vias de ida e volta”, explica Livia Brando, gestora-executiva de Estratégia e Inovação da EDP. Os postos são de recarga rápida: em 25 minutos é possível abastecer 80% da bateria do veículo. Uma vez que os pontos são próximos a lojas de conveniência, os motoristas têm a opção de descansar enquanto recarregam o veículo.

Com diversas iniciativas de incentivo a startups, a Companhia ainda aposta em programas globais de aceleração, como o EDP Starter e o EDP Open Innovation, além da EDP Ventures Brasil, primeiro veículo de investimento de capital de risco do mercado elétrico brasileiro. “Temos preferência por tecnologias que são transversais e aplicáveis dentro do setor elétrico”, diz. Nesse sentido, o apoio às startups tem como foco o desenvolvimento de benefícios para empresas e consumidores.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]