Pesquisar
Close this search box.
/
/
O futuro da democracia: o que fazer para ela se reconectar com os cidadãos?

O futuro da democracia: o que fazer para ela se reconectar com os cidadãos?

Web Summit trouxe uma discussão necessária sobre o assunto. O problema é qual democracia? Aquela que valoriza quem corre riscos ou a distorção dela, que enxerga apenas uma agenda descolada da realidade e da vontade dos cidadãos?

Há muita gritaria em torno de uma “ascensão populista” que ameaça a tranquilidade das democracias pelo mundo. Essa gritaria vem sempre acompanhada da constatação de um espasmo autoritário e de “retrocessos” dos mecanismos democráticos. O Web Summit não se furtou a encampar esse debate e reuniu Mamuka Bakhtadze, ex-primeiro-ministro da Georgia, George Arson, Fundador da Shift, marketplace de automóveis, Joe Pounder, CEO da Bullpen Strategy Group e Joseph Menn, repórter de tecnologia da Reuters (mediador).
Em pauta, a polêmica sobre o enfraquecimento da democracia. Será real, ou apenas uma mistificação que qualifica “participação no processo político” como democracia – quando encaixada nos padrões de uma certa visão intelectual – e populismo – quando os cidadãos resolvem votar de uma maneira contrária à tal visão intelectual, como bem afirma Nassim Taleb em seu extraordinário livro Arriscando a própria pele.
“Fabricantes de conteúdo”, é assim que Joe Pounder enxerga os estrategistas políticos atualmente. Ele considera que as campanhas estão cada vez mais agressivas, procurando criar pautas que fogem à compreensão e ao alcance das mídias convencionais.
A informação tornou-se muito democratizada e ao mesmo tempo, mais difícil de ser compreendida em sua totalidade. O papel da mídia continua relevante, apesar de perder muito da capacidade de interpretar o que está acontecendo na atualidade, diante da imensa quantidade de informação. Os políticos, como Trump, Elizabeth Warren e no Brasil, o presidente Jair Bolsonaro, criaram câmaras de eco de seus pensamentos e comentários. Essas câmaras procuram pautar as discussões e ao mesmo tempo sentir a temperatura da sociedade.
Mamuka Bakhtadze, que governou a Georgia, contou sobre sua experiência à frente da república do leste europeu.

“Em minha opinião, é necessário entender a democracia como um fenômeno de tomada de decisões. Em nosso país, o Facebook tem muita força e à sua maneira contribui para fortalecer a democracia, mas foge do controle por conta do conteúdo que gera e o tipo de discussão que provoca. É importante que o processo de tomada de decisão da população não seja tão enviesado pela mídia social”

democracia
Foto Pixabay

Para ele, a questão mais complicada é como as instituições irão lidar com o poder crescente das Inteligências Artificiais e o quanto elas irmão desconstruir valores das sociedade, particularmente a ocupação das pessoas. Elas hoje são uma ameaça real às democracias.
Sem dúvida, esse é um problema intrínseco a toda democracia. A resposta não está, obviamente, no aumento dos investimentos em educação, mas na mudança da gestão desse recurso, para preparar melhor a população para uma realidade social onde empregos e ocupações serão descartados pelas IAs.
Joe Campbell destaca o poder que o Twitter ganhou nas eleições americanas. É uma plataforma politicamente influente e a democracia não pode lavar as mãos diante dela. Ele questiona se as redes sociais estão dispostas a fazerem parte de um programa de revitalização da democracia, se os políticos que investem milhões no Facebook estão aptos a questionar o direcionamento que a rede social faz do conteúdo e o quanto ele estimularia fraturas na democracia.
De um lado, temos um mal-estar com a representação política. Os cidadãos preferem realmente políticos que correm riscos, que não têm medo de se mostrar como são e de contestar os protocolos e as mesuras que caracterizaram chefes de estado no último meio século.
Lembremos que Winston Churchill, o maior estadista do século XX, ditava cartas memorandos fumando charutos na banheira… Não se trata exatamente de um comportamento tido como “normal” segundo a opinião corrente.
Talvez a democracia esteja na verdade ganhando vitalidade ao permitir e incorporar pessoas diferentes como líderes. Pessoas que correm riscos por serem autênticas, espontâneas e fieis às suas crenças. Estaremos vendo o ocaso dos políticos vendidos para consumo de massa, bonitinhos, educados e francamente anódinos e incapazes de assumirem posições firmes sobre o que quer que seja?


JÁ SEGUE A CONSUMIDOR MODERNO NO INSTAGRAM?

Acompanhe a cobertura completa do Web Summit usando a hashtag #cmnowebsummit e não perca nenhuma atualização



Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]