/
/
Dica de livro: o futuro será normal

Dica de livro: o futuro será normal

Henry Coutinho-Mason, keynote speaker do evento IA+CX, explora como inovações de um futuro não tão distante já fazem parte do nosso presente.

Henry Coutinho-Mason é um futurologista que não se identifica tanto com a designação. Para ele, imaginar o futuro pode refletir uma imagem não tão definida, sem conseguir trazer à luz os impactos que trarão para as nossas vidas, trabalhos e relações. Em vez disso, prefere entender como esses efeitos de um futuro não tão distante são sentidos desde hoje, no presente, esse momento em constante transformação.

Seu segundo livro, The Future Normal: How We Will Live, Work and Thrive in the Next Decade (ou “O Futuro Normal: Como Viveremos, Trabalharemos e Prosperaremos na Próxima Década”) busca justamente descrever o que o presente já carrega do futuro. Escrito em colaboração com Rohit Bhargava, fundadador da Non-Obvious Company e professor da Universidade Georgetown, e publicado nos Estados Unidos pela Ideapress Publishing em 2023, o livro ainda não possui uma edição brasileira.

Mas isso não impede que suas ideias sejam compartilhadas entre lideranças e executivos, com aprendizados ricos para negócios que estão se preparando para um cenário cada vez mais tecnológico, intuitivo e disruptivo. São histórias e cases que demonstram que as transformações já estão acontecendo em todos os segmentos – dos formatos de trabalho, aos cuidados da saúde e à mobilidade. Assim como a leitura deste livro, ficar parado não é uma opção.

Por que o futuro será normal?

Como afirmam os autores no livro, não faz muito tempo que usávamos a expressão “o novo normal” para descrever tudo aquilo que passou a fazer parte da realidade cotidiana durante o isolamento social. Entre descobrir as receitas de um bom pão, a realizar videoconferências diárias para socializar com colegas de trabalho e usar álcool gel como se não houvesse o dia seguinte, são poucas as pessoas que mantém qualquer um desses que já foram hábitos da pandemia.

“Então, como podemos decifrar quais inovações e mudanças se tornarão nosso futuro normal?”, questionam os autores. “Acreditamos firmemente que as necessidades e desejos básicos e fundamentais das pessoas – a necessidade de identidade, conexão, autoaperfeiçoamento, status e mais – evoluem a um ritmo muito mais lento do que as inovações que atendem a essas necessidades. Se é que evoluem muito. Compreender os desejos e necessidades das pessoas nos ajuda a descobrir por que alguns avanços se tornaram normais e por que muitos que pareciam imparáveis não persistiram ao longo do tempo.”

 Compreender o futuro não é uma tarefa simples, portanto um livro que busca mostrar como as inovações já estão impactando o agora não poderia ser diferente. A obra é dividida em três partes, cada uma com diversos capítulos que exploram os impactos das disrupções nas diferentes áreas da vida. A primeira parte é dedicada a desmistificar como as pessoas irão se conectar, cuidar da saúde e triunfar diante de inovações que estão destinadas a afetar o dia a dia. Já a segunda parte de debruça sobre as vidas, as relações de consumo e de trabalho. Por fim, a terceira parte foca nas inovações a longo prazo e que estão transformando a forma como a humanidade irá viver ao longo da próxima década.

Companheirismo virtual

Uma das esferas que já está passando por grandes transformações é a dos relacionamentos. Os autores trazem o exemplo de Ming Xuan, o homem chinês de 22 anos que sofria de baixa autoestima a níveis críticos, uma vez que nasceu com distrofia muscular que demandou o uso de uma bengala para se locomover. Depois de ser rejeitado em um relacionamento quando a parceira – até então, apenas online – descobriu sua condição, o que o ajudou a se recuperar foi o aplicativo Xiaoice.

Trata-se de uma ferramenta de chatbot baseado em Inteligência Artificial desenvolvido por pesquisadores da Microsoft da Ásia-Pacífica. O objetivo do assistente virtual é ser a companhia perfeita, engajando o usuário em conversas e, assim, criando conexões emocionais. Quem já viu o filme “Ela” (2013) pode entender um pouco como uma relação como essa funciona.

A solução conta com mais de 660 milhões de usuários globalmente, sendo que 75% deles são do gênero masculino. Uma vez que diversos países como China e Japão enfrentam um fenômeno de homens que se isolam da sociedade ou que têm dificuldades em criar conexões, o cenário contribuiu para o surgimento de uma ferramenta como a Xiaoice triunfar entre esse público.

Trata-se de uma realidade preocupante, mas The Future Normal se propõe a imaginar um futuro no qual, em vez de viciantes, as relações virtuais possam adicionar às vidas de inúmeras pessoas. É possível ver isso em casos de influenciadores virtuais, como Lil Miquela, que já participou de campanhas com grandes marcas, como Calvin Klein e Prada, e que hoje já conta com mais de 2,6 milhões de seguidores no Instagram. Mesmo o aplicativo Xiaoice oferece apoio a diversas pessoas em situação de vulnerabilidade, identificando mensagens que indicam ideação suicida ou pensamentos depressivos e direcionando usuários a busca apoio psicológico.

“No futuro normal, uma crescente variedade de chatbots e companheiros virtuais, juntamente com influenciadores virtuais populares criados (e com vozes) por humanos, fornecerão suporte emocional significativo e empático e até mesmo amizade às pessoas… Tornando-os adições mais essenciais e talvez até amadas às nossas vidas”, afirmam os autores.

IA+CX

São essas e outras facetas da vida humana que são exploradas pelo livro The Future Normal, com histórias, cases de sucesso e provocações que buscam oferecer um vislumbre do futuro. Futuro esse que não é tão diferente do que estamos vivendo hoje, um passo de cada vez, de inovação a inovação. A Inteligência Artificial (IA) generativa tem um grande papel a desempenhar nesse futuro não tão distante, como já conseguimos ver hoje entre as organizações e lideranças.

O autor e futurologista Henry Coutinho-Mason, cofundador da 3Space e autoridade mundial em tendência de consumo, será uma das grandes atrações do evento IA+CX: a experiência do cliente potencializada pela IA generativa, sendo o keynote speaker que irá fechar o ciclo de palestras. O evento será realizado no dia 23 de abril de 2024, na Casa Traffô, localizada na Rua Gomes de Carvalho, 560, no bairro da Vila Olímpia, em São Paulo (SP). Confira a programação completa clicando aqui para acessar o site do evento.

*Foto: Cash Macanaya/Unsplash.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]