Homens e mulheres têm diferenças no comportamento digital? Trata-se de uma pergunta de difícil resposta, mas um estudo da Kantar TNS colocou alguma luz sobre as diferenças masculina e feminina na rede social ou em outro ambiente virtual.
De acordo com os dados, as brasileiras realizam mais atividades online que off-line: 93% acessam redes sociais e gastam quase 3h por dia nessas plataformas. A segunda programação favorita é assistir a TV, com 84%. O tempo médio gasto na frente do aparelho é de 2,4h/dia. Ver vídeos, ler jornais e revistas digitais e comprar online também estão no topo da lista como atividades preferidas. Veja o infográfico sobre o tempo gasto pelas mulheres na internet.
Diferentes tipos de mulheres conectadas
O estudo ainda traçou diferentes perfis das mulheres na internet. Veja as classificações identificadas pela Kantar.
– 36% são funcionais, ou seja, utilizam a internet apenas para o que é necessário. São menos envolvidas com as redes sociais. Elas preferem passar o tempo assistindo TV ou ouvindo rádio.
– 32% são líderes. Essas mulheres entendem que a internet é um canal para comunicar suas ideias e influenciar os outros. Estão constantemente conectadas. É difícil alcançá-las por meios tradicionais.
– 18% enquadram-se como observadoras. Acreditam que a internet é uma fonte de conteúdo e informação. Elas estão intimamente ligadas ao mundo digital e consideram a internet uma fonte de conhecimento, mas não gostam de redes sociais.
– 14% estão no grupo das conectadas. Passam tempo vendo boatos no Facebook. As redes sociais são seu canal principal de informação.
Veja o infográfico: