A FTD Educação tem mais de 120 anos de experiência no mercado de educação. Além da produção e comercialização de materiais didáticos e de literatura, possui uma ampla atuação não só em operações B2B2C, como desde 2020, atua também no segmento de edtechs, criando soluções e captando startups para superar desafios do ambiente educacional brasileiro por meio da tecnologia. Além disso, trabalha com sistemas de ensino na esfera pública, atendendo prefeituras, e o PNLD (Programa Nacional de Livros Didáticos).
Agora, a empresa mais uma vez mostra a importância das parcerias no reforço dos canais digitais de vendas, investindo em seu novo e-commerce Lusmifera, que conta com livros literários, didáticos, dicionários, além de materiais de apoio e de língua estrangeira. O objetivo da empresa é ultrapassar mais de 400 mil pedidos na plataforma, e atingir 50% de todo o faturamento do mercado privado da FTD Educação em 2024. Concretizado isso, será uma superação do recorde histórico de mais de 300 mil pedidos do mercado privado da empresa no ano anterior.
Parcerias de sucesso
Para alcançar esse objetivo, convidou parceiros como o Adobe Commerce, na área de tecnologia – responsável por atender marcas como Nescafé e Vivo –, e Luft, Loggi e Moove3, na gestão de estoque e entregas – que atendem grandes empresas do varejo, como Amazon e Shopee. Além dessas, há também a AlgarTech, responsável pelo BPO (Business Process Outsourcing) do atendimento do novo e-commerce.
O resultado da construção é uma experiência fluida e eficiente para os clientes da FTD Educação. Com a volta às aulas se aproximando – período que segue até o final de março –, a empresa aposta na modalidade de frete “SDD”, same day delivery, ou “entrega no mesmo dia” para clientes na cidade de São Paulo, até o final de fevereiro, considerando o horário que a compra foi efetuada.
Além disso, por meio de uma jornada de compra mais simplificada, o consumidor consegue finalizar sua aquisição após o login em até três cliques. Há ainda um suporte humano por chat durante toda a navegação na plataforma.
“A iniciativa do frete SDD vai equiparar a Lumisfera à experiência de compra de grandes players do mercado de e-commerce, como a Amazon, sendo a pioneira no ramo de educação”, explica André Tavares, diretor de operações e relacionamento da FTD Educação. “Queremos ser uma referência em entrega de material didático, reforçando que temos alta capilaridade e atendemos escolas e famílias em todo Brasil”.
Presença digital
As parcerias também são essenciais para que a FTD Educação expanda sua estratégia B2C no mercado digital, criando visibilidade nos veículos de mídia, nas buscas orgânicas e de conteúdo. Assim, desde outubro, a empresa passou a ser atendida pela Performa Web (PW), responsável também por atender o Google como partner prime – uma das 40 empresas credenciadas no Brasil –, e business partner da Meta. A agência de performance digital é agora responsável pela gestão de mídia, campanhas full digital e CRM no e-commerce.
Pelo segundo ano consecutivo, também renovou a parceria com a Cadastra, agência duplamente vencedora do Prêmio ABEMD (Associação Brasileira de Marketing de Dados). A empresa de soluções de tecnologia, marketing e analytics tem sustentação do trabalho com foco em SEO e inbound marketing, e ampliou em 700% o número de novos usuários nas buscas do Google.
“Neste ciclo de Volta às Aulas iremos consolidar nossa presença digital, ampliando consideravelmente nossa cobertura de buscas, comunicação e campanhas”, aponta o executivo. “Nosso objetivo é manter a presença reforçada neste período de forte sazonalidade do mercado educacional e ir além: construir uma cultura de venda ‘Always On’ no segmento editorial, com base em dados e segmentações assertivas”.