Os fornecedores de equipamentos e serviços para o varejo estão otimistas, mesmo com o cenário geral de pessimismo. Uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira da Indústria, Equipamentos e Serviços para o Varejo (Abiesv) com 374 empresas, que representam cerca de 76% do faturamento do setor, aponta que 64% delas projetam aumentar ou manter o faturamento e volume de investimentos neste ano em relação a 2014.
Realizada entre 16 de abril e 7 de maio, a pesquisa retrata as perspectivas do setor e funciona como uma espécie de termômetro das expectativas do varejo, uma vez que a abertura ou remodelação de PDVs demanda investimentos no segmento.
Os números indicam que 58,8% das empresas ouvidas vão manter ou aumentar em até 10% o número de funcionários. No ano passado, na mesma pesquisa dois terços dos entrevistados tinham essa expectativa. A proporção de empresas que projetam alta acima de 10% nas vendas também recuou, de 41,8% para 38%. ?Neste ano, persiste a expectativa de aumento de faturamento, mas não de contratação de pessoas?, afirma Marcos Andrade, diretor da Abiesv. Para ele, devido à pressão de custos, os investimentos em tecnologia devem melhorar a produtividade da mão de obra.
Leia mais:
E este consumidor cada vez mais conectado?