/
/
Fluxo nas lojas físicas cai na maioria dos segmentos em agosto

Fluxo nas lojas físicas cai na maioria dos segmentos em agosto

Levantamento mostra que apenas as categorias Eletrônicos e Óticas registraram aumento no mês na comparação com o ano passado

O fluxo no varejo em agosto cresceu, especialmente nas lojas de eletrônicos. É o que mostra o Índice de Lojas Físicas, levantamento feito pela FX Retail Analytics em parceria com a F360º.

No total, o segmento de eletrônicos cresceu 6,58% e foi o de maior destaque no indicador na comparação anual. No mesmo período, o fluxo nas óticas também foi maior – com variação de 0,74%.

Henrique Carbonell, sócio fundador da F360º, atribui o crescimento na categoria Eletrônicos à multicanalidade que varejistas do segmento desenvolveram.

“A omnicanalidade mais presente em varejistas desse segmento também pode ter ajudado neste aumento com políticas de compre e retire na loja, por exemplo”.

Além disso, o Dia dos Pais mais movimentado foi outro fator decisivo para o resultado.

As demais categorias analisadas registraram queda:

• Chocolateria (-1,77%)
• Calçados (-1,79%)
• Beleza (-2,25%)
• Moda (-2,33%)
• Utilidades Domésticas (-4,69%)

Já no comparativo com julho de 2019, o segmento de Moda registrou a maior variação positiva, com 4,09%.

Também cresceram Eletrônicos (1,74%), Chocolateria (1,24%) e Calçados (0,33%). Já Beleza, Ótica e Utilidades Domésticas caíram, respectivamente, 0,16%, 5,19% e 8,57%.

O crescimento do fluxo em agosto na comparação mensal pode ser explicado pela procura dos consumidores por presentes para o Dia dos Pais.

“Podemos relacionar a alta desses segmentos com os saques das contas do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS), que devem dar um novo ânimo ao comércio”, pontua Eduardo Terra, presidente da Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC).

De acordo com o Ministério da Economia, o valor sacado chegará a R$ 30 bilhões entre agosto e dezembro de 2019.

Para Carbonell, a inteligência analítica, que permitiu que o levantamento fosse feito, garante controle sobre os processos de gestão.

“A partir do acompanhamento dos indicadores de vendas e financeiros, por exemplo, o gestor pode encontrar oportunidades e gargalos em seu negócio e, consequentemente, aumentar ganhos ou reduzir perdas”, explica.

Indicador por região

Na relação entre as regiões, o Centro-Oeste teve o melhor desempenho no fluxo de visitantes na comparação com agosto de 2018: as lojas alcançaram, ao todo, um crescimento de 5,82%.

O Norte e o Nordeste também tiveram números positivos, com 4,47% e 3,21%, respectivamente. Já as lojas do Sudeste e Sul tiveram menos visitantes neste ano, com -3,21% e -4,50%, respectivamente.

Em relação ao mês anterior, o Índice de Lojas Físicas registrou um maior fluxo de visitantes na região Norte, com 4,78%. O Centro-Oeste, com 2,47%, e o Sudeste, com 1,10%, também tiveram altas. Já o Nordeste e Sul tiveram indicadores negativos, com -2,75% e -6,08%, respectivamente.


LEIA MAIS
E-commerce x M-commerce: conheça as ferramentas que estão revolucionando o mercado

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]