O fluxo de consumidores nas lojas brasileiras teve em 2014 uma queda de 3,8% em relação ao ano anterior, de acordo com números divulgados pela Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo (SBVC) em parceria com a Virtual Gate. O indicador ICV 30 reforça os números já divulgados pelo varejo, segundo os quais este foi o pior Natal dos últimos 10 anos.
?Sem dúvida, 2014 foi um ano bastante difícil para o comércio varejista?, afirma Eduardo Terra, presidente da SBVC. ?O resultado mostra claramente a necessidade dos governos olharem o consumo como um importante elemento da economia e que precisa de instrumentos ágeis para mantê-lo aquecido?, diz. Segundo Terra, o varejo brasileiro precisará de uma atenção especial em 2015 para que ele volte a manter seu papel na economia nacional.
O ICV 30 monitora mais de 1.200 pontos de venda no Brasil e, assim, funciona como um termômetro do desempenho do mercado. O índice aponta que no último trimestre do ano o resultado foi negativo em 2% na comparação anual, mesmo com a Black Friday, que deu forte impulso às vendas em novembro. ?Seja pela Copa, seja pelas eleições, ou qualquer outra justificativa, o fato é que, em 2014, o consumidor foi menos às lojas. Há que se buscar alternativas para reverter esse cenário em 2015?, analisa Heloisa Cranchi, diretora geral da Virtual Gate.