Pesquisar
Close this search box.
/
/
Fluxo de clientes no Dia das Mães deve aumentar 8%

Fluxo de clientes no Dia das Mães deve aumentar 8%

Virtual Gate aponta otimismo em relação a abril de 2013. Fecomércio revela que 61% dos paulistanos presentearão suas as mães

Segundo a Federação do Comércio do Estado de São Paulo ? Fecomércio ? seis em cada dez paulistanos comprarão presentes para suas mães neste ano. Pesquisa com 1.115 pessoas realizada no começo do mês indica ainda que ticket médio será de R$ 65. Dia das Mães é comemorado no próximo domingo, dia 11.

A Virtual Gate fez uma pesquisa similar, com 1200 lojas de todo o País, no mês passado. Ela mostrou que o fluxo de clientes vai aumentar 8% em relação ao mesmo período do ano passado. No entanto, empresa informa que consumidor está cauteloso por conta da situação econômica nacional.

O Dia das Mães é a segunda data mais importante do varejo, perdendo só para o Natal. A Fecomércio mostra que 82,3% gastarão mais de R$ 70 em seu presente. A modalidade mais utilizada também mostra que o consumidor está pensando em garantir sua segurança: o pagamento à vista foi a resposta de 72% do total. Nessa estatística, entra o cartão de débito, dinheiro e cheque.

Com 32% das menções, artigos de vestuário estão no topo da lista de compras informada pelos consumidores da cidade de São Paulo para o domingo. A segunda colocação ficou com perfumes e cosméticos (12,4%) e a terceira com eletrodomésticos (10,7%). Na sequência, aparecem telefones celulares (5,5%), aparelho de TV e som (2,7%), flores (2,5%) e tratamento estético (1,6%).

Um ponto curioso da pesquisa da Fecomércio é que 58% dos entrevistados topariam aguardar uma boa promoção do comércio e dar o presente depois da data. É o maior índice neste quesito em quatro anos. Em 2011, apenas 35,7% disseram estar dispostos a aguardar. Em 2012, 27,5% e em 2013, para 51,6%. Sinal dos tempos!

A Virtual Gate indica ainda que fluxo médio no primeiro quadrimestre desse ano registrou queda de 2,4% em relação a 2012 e de 1% em relação ao mesmo período de 2013. Veja os gráficos formulados pela empresa depois do texto.

Brasil afora

A Confederação Nacional do Comércio (CNC) reuniu dados de diversas Federações do segmento pelo país. No Acre, 79% da população considera o Dia das Mães como um dia especial e 72% dos entrevistados expressaram desejos de presentear suas mães. No Maranhão, 80,6% dos consumidores devem ir às compras, segundo pesquisa Expectativa é de aumento de 5,5% na intenção de compra. Em Fortaleza (CE), o feriado deve movimentar R$ 257 milhões no comércio varejista. A preferência dos cearenses é por artigos de vestuário, perfumaria, joias, calçados e bolsas. 

No Distrito Federal, a expectativa dos empresários do comércio é de crescimento de 9,78% nas vendas do comércio. Além disso, 38,7% dos entrevistados declararam que realizarão promoções e descontos como estratégias para melhorar as vendas. Já no Espírito Santo a expectativa é de aumento de 3% nas vendas. A previsão no Paraná é de que 81% das pessoas comprarão presentes. Os artigos de vestuário também lideram a preferência dos consumidores – 57%.

Confira o gráfico:


Fonte: Virtual Gate

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 285

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Rhauan Porfirio | Nathalia Parra


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
Nathalia Parra | Zootz Comunicação

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]