O seu WhatsApp está funcionando? A tendência é que ele fique fora do ar, por causa de (mais uma) decisão judicial. O bloqueio deve acontecer nacionalmente e dessa vez quem decidiu foi uma juíza do Rio de Janeiro. Ela pede que o Facebook, dono do WhatsApp, desvie mensagens antes da entrega para que a criptografia não se aplique.
Além disso, a juíza argumenta que, se a decisão não puder ser cumprida, o app não poderá mais operar no Brasil pois, nesse formato, ajuda uma minoria criminosa a manter sua comunicação longe dos olhos de autoridade.
Por que?
O bloqueio deve acontecer porque o Facebook se recusou a cumprir uma decisão judicial para fornecer informações para uma investigação policial. Assim, as empresas de telefonia foram notificadas sobre o bloqueio, orientadas a tirar o app do ar.
No passado
Já passamos por isso algumas vezes, não é? A última vez que ficamos sem Whatsapp foi no começo de maio. Mas, a decisão não durou muito. Como publicamos na época, o bloqueio durou pouco tempo – mas o suficiente para incomodar usuários assíduos.
Estamos preparados!
Há sempre uma forma de driblar a falta de comunicação. Em tempos de internet, é quase impossível ficar sem conversar. Mas, não podemos esquecer que todo cuidado é pouco. Por isso, recomendamos que, antes de instalar um novo recurso, você dê uma olhada nesta matéria, com dicas sobre os riscos que o consumidor pode enfrentar ao driblar o bloqueio.
*Com informações de G1, Exame e GloboNews