Não temos água. Diversas cidades do sudeste – e especialmente de São Paulo – sofrem com racionamento, rodízios ou com cortes totais no abastecimento de água. Mas, enquanto os provedores de serviços estão aquém do que precisam estar para servir a população, podemos fazer a nossa parte com alguns cálculos simples.
Uma ferramenta viabilizada pelo site da Sabesp permite verificar o histórico do consumo de água e simular os gastos mensais em cada ambiente da casa ou apartamento. O aplicativo permite que sejam calculados o consumo no banheiro, lavanderia, cozinha e quintal. No banheiro, por exemplo, é possível verificar o gasto diário do chuveiro, torneira da pia e sanitário com vaso acoplado. Em cada um deles é preciso informar o tipo de abertura (1/2 volta, 1 volta, abertura total), tempo médio que cada item se mantém aberto e quantas vezes são utilizados no dia. Ao fim, a página mostrará o consumo mensal aproximado.
Além disso, também no site da Sabesp, é possível saber qual a meta que o cliente deve alcançar para obter o bônus da redução da conta. Para fazer o cálculo tenha em mãos o número do RGI (Registro Geral do Imóvel), disponível na conta de água, e faça aqui.
O cliente que tiver redução de 10% a 15%, no consumo do imóvel, tem uma redução na conta em 10%; já quem reduzir o gasto de água entre 15% e 20% terá uma redução na conta de 20% e quem reduzir o consumo a partir de 20% terá uma redução na conta de 30%. Confira como fazer a simulação em cada cômodo.
* Com informações do CicloVivo
Leia mais:
Crise hídrica: entre racionamento e sobretaxa