Experiência

IA no turismo: agências podem criar roteiros sob medida

Com a chegada das férias de julho, o setor de turismo no Brasil se prepara para um aumento significativo na demanda. Dados da Associação Brasileira das Operadoras de Turismo (Braztoa) indicam que o período de recesso escolar é um dos mais movimentados do ano, representando cerca de 25% do volume anual de viagens no país. De acordo com o Ministério do Turismo, destinos domésticos como Nordeste e Sul do Brasil estão entre os mais procurados durante o período e no exterior, a América do Norte e Europa estão a todo vapor por conta dos parques temáticos e cidades repletas de atrações.

Em meio a esse cenário, a tecnologia se destaca como uma aliada essencial para otimizar a experiência dos viajantes, e a Inteligência Artificial (IA) emerge como um dos principais motores dessa transformação. A IA já está remodelando a forma como as viagens são planejadas. Ferramentas como algoritmos de recomendação de destinos, hospedagens, voos e atrações, além de sistemas inteligentes de gerenciamento de itinerários, estão se tornando uma tendência na indústria. Plataformas globais já utilizam essa tecnologia para analisar avaliações e sugerir atividades personalizadas com base no comportamento de navegação dos usuários.

Mas a retomada traz consigo desafios, especialmente em relação às expectativas dos clientes, e testam a capacidade das empresas que atuam no setor de se reinventar e buscar soluções assertivas para as novas demandas.

O que o cliente espera?

Ivan Preti, gerente sênior de Services Consulting na Zendesk, avalia essa jornada desafiadora para o atendimento ao cliente no turismo estabelecendo alguns pontos essenciais dessa jornada.

Para ele, relevância, personalização, agilidade e encantamento devem ser priorizados pelas agências para captar a atenção e prover o melhor atendimento aos clientes. “Para o viajante, os momentos de pesquisa e planejamento prévios, bem como as ações de relacionamento posteriores, fazem parte de toda a experiência. A atenção aos detalhes em toda a jornada pode separar um cliente satisfeito de um cliente perdido”, diz. “A resolução rápida de problemas e reclamações é ponto fundamental na satisfação do cliente. Afinal, ninguém quer passar as férias conversando com algum atendente por horas, sem saber exatamente como a situação vai terminar”.

A tecnologia como aliada essencial

A Inteligência Artificial tem sido grande aliada no sucesso de empresas e no desenvolvimento de mercados. Não apenas pela sua capacidade de oferecer soluções mais assertivas, mas especialmente por trazer respostas de forma mais prontas e imediatas — qualidades que certamente auxiliarão o setor de turismo a potencializar a próxima temporada de férias.

Para Preti, muito além de criar roteiros turísticos, na prática, a Inteligência Artificial possibilita, por exemplo, a oferta de atendimentos automatizados e, mais, fazer recomendações a partir do histórico de cada cliente, antecipando sugestões de passeios ou necessidades.

“Internamente, com o uso da Inteligência Artificial, fica ainda mais fácil integrar canais de atendimento e garantir que eles funcionem de forma transparente para o público externo. Sem renunciar ao constante monitoramento de segurança e avaliação de qualidade, na busca das necessárias correções ou melhorias”, acrescenta Petri sobre as qualidades da IA para o atendimento no turismo.

Para o executivo, em um momento em que o setor de turismo está redescobrindo o seu lugar dentro da nova economia global, a Inteligência Artificial aparece como uma grande aliada para agilizar não só a criação de roteiros personalizados, mas também para prestar um atendimento que seria humanamente impossível, dando um respaldo e ganho de tempo não só às operadoras de viagens, mas principalmente, aos viajantes.

“O uso da IA no turismo pode ser um divisor de águas e uma ferramenta de produtividade em um setor tão sensível às oscilações sociais, financeiras e, porque não, de saúde pública”, conclui.

A IA no turismo – assim como em outros setores – certamente não é uma mera tendência passageira. A capacidade de fornecer recomendações precisas e personalizadas transforma o modo como os turistas planejam suas viagens. E as empresas do setor precisam acompanhar essa evolução de perto, sobretudo, dentro das suas estratégias de atendimento ao consumidor. Afinal, viajar é um sonho para muitos e o atendimento ao cliente não pode transformá-lo em um pesadelo.

Marcelo Brandão

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