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O fenômeno Casimiro: o que aprender com o CazéTV?

O fenômeno Casimiro: o que aprender com o CazéTV?

Como marca, a CazéTV, canal de Youtube do influenciador Casimiro, aplica muito bem a experiência do cliente

Quando falamos em Copa do Mundo, ou transmissão de futebol, a primeira coisa que vem à mente é uma transmissão via televisão ou rádio. No entanto, esse modo de consumir o esporte mudou com o desenvolvimento de tecnologias e ferramentas de transmissão online. E dessa ferramenta surgiu um expoente do segmento que superou diversos recordes, Casimiro Miguel ou mais comumente conhecido “Cazé”.

O influenciador digital explodiu nas redes em 2021 ao fazer lives de “React” ou seja, os espectadores que estavam assistindo à sua live enviavam links de vídeos do YouTube para ele assistir e mostrar sua reação ao vivo – normalmente eram vídeos relacionados a comida, pegadinhas, curiosidades etc….

Após algum tempo, Casimiro passou a comentar sobre futebol,o que trouxe mais fama para a personalidade. E, surpreendentemente, o influenciador adquiriu os direitos de transmissão de 22 jogos da Copa do Mundo do Catar (incluindo todos os jogos da seleção brasileira, oitavas, quartas, semi e a grande final da competição).

A repercussão foi tanta que grandes marcas como Brahma, Coca-Cola, Nubank, Ifood, Vivo e McDonald‘s se tornaram parceiros e patrocinadores do canal CazéTV no Youtube e de seu canal de lives na Twitch de mesmo nome. Apenas na estreia da seleção brasileira Casimiro angariou mais de 3,3 milhões de visualizações simultâneas, a Rede Globo atingiu no mesmo jogo a marca de 3,74 milhões de espectadores. Dessa forma, um canal de YouTube, conseguiu rivalizar com a segunda maior rede televisiva do mundo.

Já no jogo entre Brasil e Suíça o canal bateu 4,8 milhões de aparelhos conectados simultaneamente. Nas oitavas de final o recorde foi batido novamente ao atingir 5,2 milhões de visualizações em tempo real.

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Mas por que ele fez tanto sucesso?

O sucesso de Casimiro Miguel é um amálgama de diversos fatores e o primeiro deles é algo que o influenciador diz sempre em suas entrevistas, a paixão pelo que está fazendo. É nítido ao assistir uma live da CazéTV de que aquilo é o que ele mais ama fazer na vida e, obviamente, quando algo é feito com amor e dedicação, o resultado é sempre melhor.

Outro ponto muito importante é que Casimiro Miguel conhece seu público, pois ele mesmo fazia parte desse grupo que consome conteúdo na internet, que pede comida via aplicativo e que está presente de forma ativa nas redes sociais. Quando isso é transportado para a figura de um influenciador, apresentador ou marca, faz imediatamente com que o público se identifique com aquela pessoa, que agora representa uma diversidade de empresas. E conhecer a fundo seu consumidor para entregar a melhor experiência possível é um dos pilares do CX.

O terceiro ponto do grande sucesso é o fato de o influenciador não se esconder atrás do véu das grandes produções que criam um distanciamento entre produto e espectador.

Para exemplificar, durante as transmissões da Copa do Mundo, os ex-jogadores Denílson e Juninho Pernambucano eram convidados para atuar como comentaristas durante a partida. No entanto, a forma como era feita mais parecia um grupo de amigos que se juntaram para assistir ao jogo do que uma transmissão com comentaristas engravatados que devem seguir uma cartilha de conduta. Dessa forma, a conversa se torna fluida, repleta de risadas, mas sempre recheada de profissionalismo, seja nos comentários, na transmissão, na leitura dos dados e até mesmo no momento de merchandising das marcas patrocinadoras.

O espectador é apresentado a essa envelopagem descontraída do produto e rapidamente se sente parte daquele time, da mesma forma que o CX diz que o consumidor deve se sentir parte da marca ao consumir aquele produto. Ou seja, como marca, a CazéTV aplica muito bem a experiência do cliente, com um comunicação fluida com o consumidor, promovendo a identificação e mantendo a autenticidade.


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