Uma das principais práticas para uma vida financeira saudável gira em torno de um conceito bastante básico: o controle das compras. O supermercado é um dos mais importantes gastos das famílias e, portanto, aliar necessidade e economia é um ponto chave. Uma das principais dúvidas quando o assunto é fazer compras fica na frequência em que elas são realizadas. Afinal, é melhor ir ao mercado semanalmente ou mensalmente?
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
Na verdade, não existe uma resposta exata para essa dúvida. Os economistas são unânimes em apontar que a organização das compras pode variar bastante de acordo com o perfil dos consumidores – depende de sua renda, organização e necessidades cotidianas. Muitos fatores influenciam a decisão de compra.
O diretor de produtos da ValeCard, Alan Ávila, destaca algumas dicas que ajudam a decidir qual é a opção melhor e aponta vantagens e desvantagens de cada prática. Confira:
Compras Semanais:
Vantagens:
1. Produtos frescos: alimentos como carne, frutas e verduras são altamente perecíveis e a ida extra ao sacolão ou açougue pode ser evitada. Além disso, as chances de escolher produtos com data de vencimento próxima são menores;
2. Comparação de preços: com a maior frequência de visitas ao supermercado, é possível visitar um estabelecimento diferente a cada semana, o que torna mais fácil comparar os valores entre eles;
3. Foco no que realmente é necessário: como o número de visitas ao mercado é maior, fica mais fácil saber o que é preciso comprar, evitando gastos desnecessários e desperdícios;
Desvantagens:
1. Mais tempo dedicado às idas semanais ao mercado fazem com que você gaste mais tempo nas compras e em filas;
2. Supérfluos: fica mais difícil resistir a tentações com o carrinho vazio e é mais fácil se perder nas compras por impulso;
3. Menos desconto: como a compra será feita em menor quantidade, as promoções para compras de vários itens do mesmo produto acabam sendo perdidas.
Compras Mensais:
Vantagens:
1. Descontos: como é necessário comprar produtos para estocar, é comum a compra de vários itens repetidos, sendo possível aproveitar as promoções de um atacado;
2. Tempo otimizado: como a ida ao supermercado é apenas uma vez ao mês, o consumidor ganha tempo para desempenhar outras atividades;
3. Melhor planejamento diário: como já se sabe o que tem em casa, é possível executar as atividades domésticas sem se preocupar em repor o estoque;
Desvantagens:
1. Diminuição do poder de pesquisa: no geral, as compras mensais são feitas em um único mercado, o que faz com que não seja possível comparar os preços em outros estabelecimentos;
2. Desperdício: a probabilidade de comprar quantidades exatas de cada produto é menor, o que faz com que os produtos acabem estragando ou não sendo utilizados;
3. Poucas ofertas: a visita mensal oferece menos acesso às promoções semanais e ofertas relâmpago.