/
/
Saúde suplementar se organiza para combater fraudes

Saúde suplementar se organiza para combater fraudes

Evento discutiu importância de todos os atores da rede de saúde trabalharem juntos, em parceria com o MP e a Polícia Civil, para a identificação de organizações criminosas e prevenção de fraudes

Nesta semana representantes de hospitais, laboratórios, planos de saúde e autoridades se reuniram em um evento, realizado pela FenaSaúde, para debater os impactos das fraudes na saúde suplementar. As fraudes são um tema grave e sensível para o setor, pois trazem uma série de consequências para todos os agentes envolvidos, comprometendo principalmente a previsibilidade de gastos.

“É preciso entender que esse cenário atual das fraudes na Saúde Suplementar são como um incêndio em um prédio de 20 andares. O primeiro passo é apagar o incêndio daquele andar e depois descobrir as causas e evitar que ele volte a acontecer”, afirmou a diretora-executiva da FenaSaúde, Vera Valente.

Mais de 50 milhões de brasileiros são contemplados hoje pela saúde suplementar e 60% dos exames laboratoriais realizados são através de planos de saúde, segundo a Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica.

Milva Pagano, diretora-executiva da Abramed, afirmou que muitos laboratórios já têm políticas de compliance, áreas e práticas bem estabelecidas, mas que esse está longe de ser o retrato de todo o mercado.

Antônio Britto, diretor-executivo da Associação Nacional de Hospitais Privados (Anahp), foi além e classificou as fraudes como um problema sistêmico de toda a rede de saúde.

“É um problema público, privado, dos pacientes, dos hospitais, dos médicos. Se não tivermos a compreensão disso não chegaremos a lugar algum”. Britto afirmou que aspectos como o estabelecimento de processos e certificações por parte dos hospitais são algumas das ações necessárias para minimizar o que ele chamou de “zonas cinzentas” que estimulam e propiciam as fraudes no setor.

Conheça o Mundo do CX

Durante o evento, foi reforçada a importância de todas as peças do setor da saúde suplementar atuarem juntas no combate às fraudes: operadoras de planos de saúde, prestadores de serviço, Ministério Público, Polícia Civil e a própria população.

Não existe, por exemplo, uma tipificação específica na legislação brasileira para crimes de corrupção privada, o que dificulta as investigações. Bruno Corrêa Gangoni, promotor do Ministério Público do Rio de Janeiro e coordenador do Gaeco, fez um levantamento sobre inquéritos que apuram a atuação de organizações criminosas em fraudes no setor e se surpreendeu com a baixíssima quantidade de registros encontrados.

“Há poucos inquéritos para questões de investigação de organizações criminosas no setor. Isso surpreende e assusta diante da importância do assunto e das vantagens econômicas que essas organizações criminosas podem estar tendo com as fraudes”, destacou o promotor.

No evento, foi reforçada ainda a importância de ampliar os instrumentos jurídicos à disposição para combater e punir os responsáveis pelas fraudes contra o sistema de saúde suplementar. O advogado criminalista Rodrigo Fragoso, da Fragoso Advogados, enfatizou que já é notório que o crime organizado está atingindo a saúde suplementar, assim como acontece em diferentes áreas da sociedade. Por isso, segundo ele, é tão importante que o Ministério Público e a Polícia Civil trabalhem de forma integrada na identificação desses grupos e na prevenção desses crimes.

A Federação Nacional de Saúde Suplementar, que representa 14 grupos de operadoras de planos de saúde, criou, este ano, uma Gerência de Prevenção e Combate a Fraudes e formalizou ao Ministério Público de São Paulo uma notícia-crime para apurar fraudes na saúde suplementar, com um prejuízo que ultrapassa R$ 40 milhões de reais.

Vera Valente, diretora-executiva da FenaSaúde, reforçou que o compromisso da Federação em continuar realizando os debates, fazendo análise conjunta de dados e usando inteligência artificial, tem como objetivo garantir a sustentabilidade financeira dos planos de saúde e impedir que os recursos dos beneficiários sejam usados de forma indevida.


+ Notícias

Caem reclamações sobre serviços de Telecom

Redução de rede credenciada leva clientes de planos de saúde à Justiça 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 290

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfirio e Camila Nascimento
IMAGEM: Adobe Stock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designers
Isabella Pisaneski
Rhauan Porfirio

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]