Na busca por experiências prazerosas e saudáveis, os brasileiros estão fazendo escolhas cada vez mais conscientes quando se trata do consumo de alimentos e bebidas. Do sabor à sustentabilidade, do bem-estar à segurança alimentar, as prateleiras dos supermercados estão repletas de opções para atender às demandas em constante evolução dos consumidores.
A busca por sabores mais intensos
Segundo pesquisa realizada pela da empresa de pesquisa e consultoria Kantar, no primeiro trimestre de 2023, os brasileiros aumentaram suas compras de caldos em 1,1% e de temperos em 11%, em comparação ao mesmo período do ano anterior. No entanto, um olhar mais atento revela uma diminuição nas ocasiões de preparo desses condimentos, com uma queda de 6,3% e 13,3%, respectivamente. A explicação para esse paradoxo é que os brasileiros estão adotando uma abordagem mais indulgente ao cozinhar, utilizando quantidades maiores de caldos e temperos em cada preparo, em busca de sabores mais intensos.
Leia mais: 90% dos brasileiros estão adotando estratégias para reduzir gastos
Aumento das quantidades por pessoa
A busca por experiências culinárias mais ricas também é evidente no aumento das quantidades usadas por pessoa em cada ocasião de consumo. Os caldos viram um aumento de 8%, saltando de 53 gramas no primeiro trimestre de 2022 para 57 gramas no mesmo período deste ano. No caso dos temperos, o aumento foi ainda mais expressivo, de 2,1 gramas para 2,6 gramas, representando um notável aumento de 28%.
Prazer na cozinha em destaque
Apesar da diminuição nas ocasiões de uso, a busca pelo prazer na cozinha é um fator que impulsiona positivamente as compras de caldos e temperos. Para os caldos, houve um aumento impressionante de 100% nas ocasiões relacionadas ao prazer, enquanto os temperos experimentaram um aumento de 69% nessas circunstâncias.
Carne de panela e outros impulsionadores
Os brasileiros têm um amor especial por seus pratos tradicionais, e um preparo que tem ganhado destaque é a carne de panela. O estudo da Kantar mostra que esse prato é o favorito do cardápio e experimenta um aumento significativo de 76% no uso de caldos e 62% no uso de temperos.
Preferências por faixa etária e classe social
Vale ressaltar que os caldos são mais consumidos pela Classe C e pelas faixas etárias até 15 anos e de 35 a 49 anos. Por outro lado, os temperos são preferidos pela Classe A e pelo público com mais de 50 anos, além dos jovens de 16 a 24 anos. Essas descobertas fazem parte do painel de uso e consumo da Kantar, que abrange 4.000 indivíduos, representando 58 milhões de brasileiros, incluindo diversas classes sociais e faixas etárias.
Assine nossa newsletter!
Fique atualizado sobre as principais novidades em experiência do cliente
Tendências globais no consumo de alimentos e bebidas
À medida que os consumidores buscam opções alimentares que atendam às suas necessidades e desejos em constante evolução, sete tendências globais se destacam. A pesquisa conduzida pela ADM, líder global em nutrição humana, mostrou tendências que refletem a interligação entre saúde, bem-estar, sustentabilidade e segurança alimentar e estão moldando o cenário de consumo em todo o mundo, incluindo o Brasil e a América Latina. Aqui estão essas tendências:
Opções de proteína expandidas
O aumento do interesse pelos flexitarianos é evidente, com 52% dos consumidores globais adotando uma abordagem que combina proteínas animais e vegetais. No Brasil, 48% da população já se considera flexitariana, demonstrando uma busca por opções diversificadas de proteína.
Bem-estar equilibrado
Os consumidores reconhecem a importância de abordar o bem-estar de forma geral, abrangendo saúde mental, emocional, física e espiritual. No Brasil, 53% dos consumidores planejam focar em seu bem-estar mental em 2023.
Personalização proativa
A demanda por alimentos e bebidas personalizados que atendam às necessidades nutricionais individuais está em ascensão. Na América Latina, 72% dos consumidores estão interessados na nutrição personalizada.
Confiança e rastreabilidade no consumo de alimentos e bebidas
Os consumidores desejam transparência em relação à origem e à produção de seus alimentos. No Brasil, 46% confiam em alegações ambientais feitas por produtos e marcas, refletindo a importância da rastreabilidade.
Produção ecológica
A preocupação com o meio ambiente está levando os consumidores a fazer escolhas alimentares mais sustentáveis. No Brasil, 59% dos consumidores fizeram mudanças em suas dietas em favor do meio ambiente.
Impacto social
Os consumidores valorizam empresas que promovem tratamento ético nas relações humanas e a inclusão. No Brasil, 41% dos consumidores procuram marcas que defendem esses princípios.
Alimentação experimental
Aventurar-se em novos sabores está se tornando uma tendência global, com 74% dos consumidores expressando o desejo de experimentar novos sabores de todo o mundo. Na América Latina, 70% dos consumidores estão abertos a essas experiências.
+ NOTÍCIAS
Índice de confiança do consumidor tem maior nível desde 2014
Consumidores na América Latina criam estratégias de compra em tempos de inflação