/
/
Nos últimos três meses, quase 5 milhões de Fake News foram compartilhadas

Nos últimos três meses, quase 5 milhões de Fake News foram compartilhadas

Polarização política impulsionou o compartilhamento de mensagens falsas nos três meses que antecederam as eleições presidenciais

As Fake News protagonizaram o debate nas eleições em diferentes países nos últimos cinco anos, de modo que, no Brasil, não foi diferente. Relatório elaborado pelo dfndr lab – laboratório de segurança da PSafe -, revela que o número de notícias falsas que circularam pela internet aumentou 43% em relação a 2017.

Os dados do levantamento foram gerados a partir do mapeamento de ciberataques a smartphones Android dos mais de 21 milhões de usuários do app dfndr security. O resultado das pesquisa foi mensurado nos meses de julho, agosto e setembro. Para localizar os ataques, a empresa utilizou técnicas de inteligência artificial e também contou com o apoio de especialistas em segurança digital.

Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!

De acordo com o relatório, mais de mais de 4,8 milhões de ações relativas a Fake News foram detectadas, o que representa um aumento de 34% em comparação com o mesmo período de 2017. O montante de detecções de links no trimestre foi de 43,8 milhões, de modo que a presença de Fake News mais que dobrou em comparação com o ano passado.

Como era de se esperar, o tema central para a montagem de notícias falsas foi política, que correspondeu por 46,3% do total de publicações falsas. “A principal questão é que notícias falsas são um risco real à segurança das pessoas. Considere, por exemplo, o dano que fake news sobre medicamentos ou vacinas podem causar à população. Por isso, é necessário e urgente intensificarmos a discussão sobre o tema e a conscientização sobre como se proteger”, explica Emilio Simoni, diretor do dfndr lab.

Em pesquisa paralela, que contou com 35 mil respondentes, as Fake News também foram motivo de preocupação. O levantamento mostrou que quase 65% dos entrevistados já receberam algum tipo de conteúdo falso por aplicativos de mensagens, como Facebook Messenger e WhatsApp.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]