Faz pouco tempo desde que a retirada dos likes no Instagram causou alvoroço no mundo das redes sociais. É claro que, a retirada na verdade é apenas para terceiros. O usuário ainda consegue ver suas curtidas e contar com isso como um resultado. O que muda, segundo os especialistas, é a aprovação externa vinda desses números. Bom, o Facebook, pelo visto, também pretende fazer o mesmo.
A pesquisadora que também descobriu o fato no Instagram é Jane Manchun Wong. Em um post de seu blog ela revela os planos do Facebook. Segundo ela, a rede social começou o protótipo através de engenharia reversa no aplicativo.
De acordo com a especialista, o fato de o Instagram ter testado as curtidas inicialmente no Canadá e depois no mundo inteiro e, agora, o Facebook também trabalhar nisso, mostra que a companhia de Mark Zuckerberg está confiante com a mudança, focada mais nos prós do que nos contras.
Consequências do “fim dos likes” no Facebook
O estudo “Social Networking Sites, Depression, and Anxiety: A Systematic Review”, elaborado em 2016, mostra que os usuários (especialmente os jovens) sofrem de ansiedade com a percepção de sua popularidade nas redes sociais, devido ao número de likes, comentários e interações.
Em 2012, um desenvolvedor de extensões para o Google Chrome lançou um feature capaz de alterar a interface da rede social e esconder os likes.
Facebook is working to hide like counts, too!https://t.co/WnUrM12aZg
Tip @Techmeme pic.twitter.com/TdT73wT6A0
— Jane Manchun Wong (@wongmjane) September 2, 2019
Em uma matéria publicada em junho, especialistas do mercado atestaram que a mudança não afeta bruscamente quem trabalha com as redes sociais.
Durante o período, o CEO da Digital Stars, Alessandro Visconde, concedeu uma entrevista exclusiva à Consumidor Moderno. Ele destacou que o único desafio existente seria a adição de mais um processo na hora de fornecer os dados às empresas contratantes.
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A desenvolvedora Jane Manchun Wong, responsável por descobrir as mudanças, listou diversas pesquisas importantes que corroboram com a decisão da organização para mudar suas políticas.
É importante frisar que a empresa vem sofrendo com problemas legais nos EUA devido a proteção de dados e críticas de diversos estudiosos da psicologia pelo efeito negativo do uso do Instagram na saúde mental dos usuários.
Um fato curioso é a desenvolvedora ter enfrentado a fúria de diversos usuários, quando por meio de seu blog revelou a mudança na rede: “Me pediam para parar a mudança como se eu trabalhasse no Instagram”, declarou.
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