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Experiências fora de casa puxam gastos com cartão no Brasil

Experiências fora de casa puxam gastos com cartão no Brasil

Relatório da Elo avalia as preferências e os principais gastos nos cartões entre consumidores brasileiros

Em um contexto pós-pandemia, evidente que a busca por experiências presenciais tenha se consolidado nos últimos anos. Sejam em ambientes fechados ou ao ar livre, o consumidor tem procurado cada vez mais diferentes formas de recreação, cuidados pessoais e entretenimento fora de casa.

A disseminação das compras digitais e e-commerce entre o público de maior renda foi um dos destaques. Além disso, o relatório também aponta que, na contramão do varejo de vestuário e acessórios, mais afetado negativamente pelos preços e juros elevados, consumo de serviços ligados à estética e a cabeleireiros, além de compras de higiene pessoal e cosméticos, estiveram em alta no trimestre, juntamente com gastos com agências e operadoras de viagens. Abaixo, separamos alguns destaques do estudo para o terceiro trimestre deste ano, em comparação com o mesmo período de 2022.

Atividades de lazer presencial retomam o protagonismo no Brasil

Os filmes “Barbie” e “Oppenheimer”, que levaram multidões aos cinemas, assim como o festival The Town Brasil, são alguns dos exemplos práticos do porquê as atividades de lazer presencial retomaram o protagonismo no Brasil no terceiro trimestre, registrando alta de 15% nas transações e 9% nos valores gastos com cartão, tanto nas modalidades de crédito e de débito.

Já as compras à vista, representam a maior parcela do consumo, 98% das transações com gasto médio entre R$ 58 e 97. Já as compras parceladas representam 2% das transações e 24% do valor, tendo um gasto médio por transação mais elevado R$ 870, de acordo com o relatório da Elo.

No chamado “consumo quantitativo”, o setor de Recreação e Lazer ficou à frente de comércio atacadista especializado; do varejo de alimentos e de serviços de transporte.

Destaques do Relatório Elo Hábitos de Consumo

  • Gastos com atividades presenciais de lazer representaram 85% das transações e 71% do valor;
  • Prevalência do presencial segue consolidada, tendo registrado aumento no número de transações (+13%) e do valor transacionado (+11);
  • Parcelamento no cartão, para compras de maior valor, registrou transações em média de R$ 870 – influência direta de eventos de música e grandes festivais.

Experiências presencias seguem consolidadas

Para Mirian Priosti, Diretora de Dados da Elo e líder da consultoria Elo Performance & Insights, uma grande variedade de opções de lazer presenciais elevou o uso e transações com cartões. “A diversidade de opções na agenda de entretenimento que coincidiu com as férias escolares do meio de ano, a estreia de grandes festivais, e outros fatores mais intangíveis, devolveram o protagonismo das atividades presenciais de entretenimento na liderança de opções entre os brasileiros. Apesar do crescimento de 28% nas transações digitais (comparado o 3º trimestre de 2023 vs 3º trimestre de 2022), a preferência pelo uso presencial segue consolidada, representando 85% das transações”, afirma Mirian.

Vale destacar que, o “Relatório Elo Hábitos de Consumo da Elo”, é feito a partir de análises detalhadas da imensa rede de dados de pagamentos da companhia, nos mais de 42 milhões de cartões ativos da marca e da média anual de mais de 4,5 bilhões de transações financeiras gerenciadas pela Elo em todas as regiões e estados do país. Ele abrange também outras categorias-chaves para a Economia: Mobilidade, Gastos com Alimentação, Turismo, Moda e Cuidados Pessoais, entre outros.



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