/
/
Experiência do fornecedor: qual a sua jornada e percalços?

Experiência do fornecedor: qual a sua jornada e percalços?

Em linha com a jornada do colaborador, a jornada do fornecedor tem como pano de fundo ser alçada a uma ótima jornada do cliente

Bem-vindos à era das jornadas. São tantas jornadas que estamos seguindo, percorrendo e acompanhando… As mais conhecidas são as do consumidor e que fazem parte da Experiência do Consumidor com a marca, a menina dos olhos desta era de Customer Centric.

O sucesso da experiência do consumidor muitas vezes esbarra na Experiência do Colaborador, cada dia mais importante.

Como atender bem o cliente se o colaborador não é um sujeito feliz com o que faz? Como entregar um serviço/produto/atendimento de qualidade se não acredita ou não está de acordo com as políticas da empresa? Como entregar o seu melhor se ele não recebe o melhor?

Continuando a mapear as experiências no mundo corporativo, existe uma jornada pouco percebida, estudada e valorizada: a jornada do fornecedor.

Há muitos anos participei de um estudo fantástico na Unilever para entender o fornecedor, as suas necessidades, expectativas, e como se tornar o melhor cliente dele. Naquele tempo a Unilever já estava preocupada com esta experiência e em se tornar um grande parceiro de seus parceiros.

Tiveram a sensibilidade e a inteligência de perceber que, sem o melhor do fornecedor, não poderiam entregar o melhor para seus cliente. E, assim, procuravam cuidar de todos os pontos, pessoas e trajetórias na roda de seus negócios. Impecáveis.

Acredito que, embora com suas particularidades, a jornada do fornecedor esteja muito em linha com a jornada do colaborador. São jornadas que correm paralelas, ou, no mínimo, como pano de fundo para ser alçada uma ótima Jornada do Cliente.

Então, vamos lá! Compartilhar alguns pontos levantados no último estudo que fizemos da Jornada do Fornecedor e seus percalços.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

A jornada do fornecedor e seus percalços

  • Jornadas transparentes entregam aos fornecedores a certeza de serem parceiros e, retribuírem da mesma forma o tratamento, fidelização e preferência por seu negócio;
  • Tais como os consumidores, os fornecedores também optam por manter negócios com a sua empresa – portanto, é importante mapear suas jornadas e garantir o menor ruído e dificuldades no trajeto.

    É importante manter parceiros, embaixadores da sua marca e recursos que possam contar principalmente em momentos mais difíceis como crises, falta de recursos, matéria prima … seja um cliente preferencial.

  • Óbvio que a escolha do fornecedor está ligada aos valores cobrados, a qualidade do serviço/produto e do atendimento prestado.

    Existe uma matemática simples que permeia este processo também: fornecedores com estrutura menores, tem menor custo fixo, conseguem ter uma precificação diferente a de grandes fornecedores que entregam o mesmo serviço (muitas vezes realizados pelos mesmos consultores sub contratados).

    Mas não oferecem nada ao fornecedor em contrapartida: o tratamento e regras são o mesmo dado a grandes fornecedores apesar da economia no valor – prazos longos para pagamento, negociações duras, nem sempre deixando a sensação do ganha-ganha, da parceria.

Posto estes comentários vindos do estudo, cito alguns dos problemas que surgiram com maior frequência na jornada do fornecedor.

O Cadastramento

a. Na jornada do fornecedor muitas vezes nos defrontamos com cadastramentos jurássicos como da Arriba SAP – um processo em que temos que enviar comprovante de endereço. Não sei vocês, mas aqui não recebemos, faz muito tempo, cartas físicas endereçadas à empresa. Resolvemos todos os assuntos digitalmente.

b. Neste mesmo cadastro foi solicitado comprovante bancário, como por exemplo foto do talão de cheques ou cartão da empresa e, novamente me veio a dúvida. Em que século foi desenhado este modelo de credenciamento que ainda conta e exige tais documentos quando vivemos em um mundo digital.

c. Isto sem dizer da obrigatoriedade de um telefone fixo. Como o dado solicitado pelo sistema não foi preenchido, o sistema pressupõe que todas as empresas trabalham com número fixo – certamente este sistema não foi atualizado desde o tempo que surgiram telefones móveis, trabalho híbrido e co-workings!

Esse foi um exemplo que aconteceu semana passada, sim, em pleno 27 de julho de 2022. Deixando claro o distanciamento e falta de preparo da empresa em proporcionar ou ao menos se importar com a jornada do fornecedor. Só em caráter de curiosidade, a colaboradora orientou a colocar um telefone fictício! Pasmem!

Conheça o Mundo do CX

O Pagamento

1. Clientes que adotam a forma de pagamento após 60, 120 dias da entrega do projeto!

2. Muitos dos projetos têm dispêndio imediato de valores como incentivo para os consumidores, pagamento dos fornecedores e outros itens que faz com que o desembolso inicial seja muito alto, causando mal-estar, pois este valor terá de ser financiado pelo fornecedor (geralmente de tamanho e recursos bem menores que a do comprador).

3. Quando esta despesa (da antecipação do recurso) é feita em banco e os valores adicionados à proposta acaba sendo rejeitada pelo comprador – que infere que este custo deve ser por conta do fornecedor.

Vendo estes resultados, me pergunto o que aconteceria se fossemos comer em algum restaurante, hortifruti, loja de eletrodoméstico, ou comprássemos passagens aéreas e, na hora da conta avisasse que só pagaríamos depois de 60 – 120 dias – detalhe sem juros, nem correção. Com o mesmo valor do momento da compra!

Ficariam indignados! E eu pergunto: será que não deveriam calçar os sapatos também de fornecedores e caminhar pela jornada que traçaram?

Fica a provocação: por jornadas melhores, transparentes e confiáveis.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente


+ Artigos

Do Personnalité ao Hotel Urbano: os 50 tons de cinza entre o raro e o lixo

Do encantamento a decepção: atendimento da Grendene mostra despreparo para a era digital 

 

 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]