As empresas que conseguem ouvir atentamente as demandas dos consumidores e desenvolver soluções personalizadas para resolver seus problemas estão mais propensas a garantir sua longevidade no mercado. É preciso uma escuta ativa que não se resume apenas a receber feedbacks, mas envolve uma compreensão das experiências, expectativas e desejos dos consumidores.
Nesse sentido, a Azul anunciou que está aprimorando a experiência do cliente por meio do seu aplicativo. A empresa está lançando novas opções de pagamento para bilhetes aéreos e a compra do serviço de transporte de pets na cabine do avião, juntamente com uma variedade de novos serviços e funcionalidades, com o objetivo de proporcionar aos usuários uma experiência ainda mais diferenciada.
Entre as inovações, a companhia está disponibilizando um Wallet, uma carteira eletrônica que irá proporcionar o gerenciamento das transações digitais em uma única ferramenta, dentro do aplicativo da companhia.
A introdução da Wallet traz três novas funcionalidades que prometem melhorar ainda mais a experiência do cliente. A primeira delas é o pagamento via Pix, onde os Clientes têm a opção de realizar pagamentos de forma rápida e segura. Haverá ainda a opção de pagamento com dois cartões de crédito, permitindo mais flexibilidade na hora da compra de passagens aéreas, e pagamentos com uso parcial de crédito, onde os clientes poderão usar parcialmente eventuais créditos que tenham com a companhia.
A nova funcionalidade está disponível para smartphones com sistema operacional Android ou iOS. “Disponibilizar uma nova funcionalidade só reforça o nosso compromisso em oferecer soluções inovadoras que visam tornar a jornada dos nosso Clientes, deixando-a mais simples, rápida e conveniente. Estamos ansiosos para continuar aprimorando nossos serviços e proporcionando experiências ainda mais extraordinárias”, afirma Jason Ward, vice-presidente de Pessoas, Clientes e ESG da Azul.
Outra nova função no aplicativo da companhia visa disponibilizar a compra do serviço de transporte de pets na cabine do avião. Anteriormente, a funcionalidade só podia ser adquirida via call center. Em janeiro do ano passado, a empresa divulgou uma mudança que também agradou muito os “pais de pet”: desde então, é possível transportar animais com até 10 quilos, incluindo a caixinha de transporte.
Jason comenta com satisfação a nova facilidade. “A Azul se importa muito com a comodidade dos Clientes. Sabemos o quanto viajar com seu pet de forma confortável e segura faz com que a experiência dos tutores dos animais seja mais agradável. Portanto, quanto mais pudermos facilitar e apoiar esse processo, melhor para a companhia”.
Regras de transporte
É importante relembrar as regras para o transporte de animais. Cada cliente tem o direito de levar apenas um animalzinho durante o voo. A bordo, são permitidos até três animais domésticos (cães e gatos) por voo em trechos nacionais, desde que tenham mais de quatro meses, documentação atualizada e que sejam transportados com segurança e em embalagem apropriada. Além disso, é importante saber que a embalagem de transporte do bichinho pode ser flexível ou rígida.
O container rígido deve ser de fibra ou plástico rígido resistente. Já a mala flexível deve ter hastes internas de metal para reforçar a estrutura e ser feita de material impermeável. Embalagens de outros materiais como containers de madeira, palha ou malas flexíveis que não sejam de material impermeável não são aceitas pela companhia.
App da Azul em números
Ao longo de 2023, o aplicativo da Azul alcançou números expressivos, demonstrando a aceitação e a confiança crescentes na plataforma digital da companhia. Impulsionado pela ampliação dos serviços e pela qualidade de entrega, 39% de todas as emissões de reservas nos canais digitais da Azul foram realizadas pela ferramenta.
Quase 70% de todos os check-ins domésticos da aérea são realizados pelo app da companhia. Do total de atendimentos via chat da Azul, mais de 70% são realizados por meio de autosserviço pela Céu (Chatbot). “A estratégia da Azul é disponibilizar soluções e processos de autosserviço para que o Cliente experimente uma jornada de embarque digital, muito mais ágil e dinâmica.
O índice de satisfação dos Clientes que já utilizam o aplicativo da companhia ultrapassa os 80 pontos, em uma escala de zero a 100. “A nossa expectativa é crescer ainda mais em 2024 e oferecer novas e melhores soluções que aprimorem a experiência de quem escolhe a Azul como sua companhia aérea para viagens de lazer ou negócios”, finaliza o executivo.