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Expansão multinegócios

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Para GPA, crescimento das vendas passa por formatos de vizinhança, descontos e multicanalidade

O GPA, maior varejista do País, acredita que seu crescimento no futuro próximo estará baseado nas bandeiras de vizinhança, nas operações de atacarejo e nas inovações trazidas por ações multicanal. Segundo Peter Estermann, vice-presidente de estrutura e desenvolvimento estratégico, essa é a forma como a empresa vem respondendo ao desafio estratégico de compreender hábitos e exigências dos clientes como base para a melhoria dos resultados.

“Nosso objetivo é inovar com base no valor agregado para os clientes, ao mesmo tempo gerando resultados e uma relação sustentável com colaboradores e a sociedade”, disse o executivo durante apresentação na Convenção Anual da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), na tarde desta quarta-feira (17/09) em Atibaia (SP). Mesmo em um cenário macroeconômico mais incerto, o GPA continuará investindo em expansão, agora com foco nas operações de proximidade e na bandeira de atacarejo Assaí.

“Vamos fechar o ano com mais de 250 lojas de pequeno formato em São Paulo, sendo a maioria absoluta no modelo Minimercado Extra, mas também com unidades Minuto Pão de Açúcar (bandeira lançada no início deste ano). Os resultados têm sido extremamente positivos e essa é uma de nossas prioridades para 2015”, afirmou. Outro modelo em expansão é o atacarejo.

“Esse é um modelo que continuará crescendo, de certa forma competindo com os hipermercados”, acredita. Segundo Estermann, de alguma forma os hipers precisarão se reinventar para continuar tendo espaço, o que não necessariamente é ruim para a empresa. “Quanto mais modelos e canais de comunicação com o cliente tivermos, melhor poderemos nos posicionar e atender suas necessidades”, justifica.

Nesse sentido, uma maior integração de canais está no mapa estratégico da companhia. A bandeira Extra tem testado diversos recursos multicanais, como o serviço de “click and collect”, em que os clientes retiram nas lojas produtos adquiridos online (testes em andamento em cerca de 20 lojas). Outros cinco pontos de venda contam com um sistema em que o cliente realiza a compra online e faz a retirada em armários instalados na loja física no horário mais conveniente para ele. A bandeira Extra também está testando serviços de drive thru, em que os clientes online podem passar na loja e retirar suas compras sem sair de seus automóveis.

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