Você consome muito sal? É possível que, por abandonar o item em algumas refeições, ou diminuir o uso no preparo de determinados alimentos, muitas pessoas acreditem que estão fazendo o suficiente para evitar prejuízos relacionados ao excesso de sódio. Mas, na verdade, o verdadeiro perigo está escondido em determinados produtos.
Nesta segunda-feira, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) lançou o especial O sódio que você não vê que trata sobre os perigos do nutriente que fica oculto em determinados alimentos. Assim, traz orientações e alerta sobre o uso excessivo do sódio em alimentos ultraprocessados.
De acordo com a instituição, o povo brasileiro é um dos maiores consumidores de sódio das Américas. Isso quer dizer que a média de consumo do produto é de 4,1 gramas por dia. O único país que nos vence nesse aspecto é o Paraguai, que consome 4,3 gramas ao dia.
Como lembra a nutricionista do Idec, Ana Paula Bortoletto, o brasileiro consome o dobro do que seria ideal. ?O limite máximo de consumo de sódio recomendado pela Organização Mundial da Saúde é de 2,0 gramas por dia?, explica.
Entre os problemas que podem nascer do excesso de ingestão desse nutriente, estão doenças crônicas não transmissíveis, como a pressão alta ? ou hipertensão.
Afinal, onde está o problema?
O sal de cozinha é apenas um dos itens que contém sódio em sua composição. O nutriente também é muito utilizado na produção de alimentos ultraprocessados ? produtos elaborados a partir de ingredientes industriais, vendidos prontos para comer ou aquecer.
?Atualmente, as pesquisas indicam que o consumo de sódio adicionado em alimentos processados como pães, embutidos e comidas prontas congeladas está aumentando. Números que trazem um alerta para os consumidores já que o excesso de sódio é o principal fator de risco para a hipertensão, ou seja, pressão alta?, justifica Ana Paula. Ela lembra ainda que a pressão alta aumenta o risco de outras doenças graves como Acidente Vascular Cerebral (AVC), insuficiência cardíaca e infarto, e insuficiência renal.
Exemplos de alimentos e valor médio de sódio contidos neles. Os itens fazem parte de categorias de alimentos pesquisadas pelo Idec que fazem parte dos acordos voluntários para redução desse nutriente.
– Caldos e temperos prontos: 3,15 média de sódio (g/100g);
– Macarrão instantâneo: 1,75 média de sódio (g/100g);
– Mortadela: 1,40 média de sódio (g/100g);
– Salsicha: 1,28 média de sódio (g/100g);
– Maionese: 1,09 média de sódio (g/100g);
– Biscoito salgado: 0,80 média de sódio (g/100g).
Leia mais:
Você faz ideia da quantidade de açúcar que consome por dia?
10 alimentos cotidianos com alto teor de sódio
Você é o que você come?