A Sony Mobile produziu um curioso estudo que poderá ser útil na próxima viagem de férias. A empresa analisou milhões de fotos no Instagram e produziu uma lista dos locais mais visitados. Os lugares são óbvios, mas há uma conclusão: mais da metade das fotografias foram produzidas nos mesmos três ângulos – ou seja, falta originalidade na hora da selfie.
O levantamento leva o nome de #XperiaNewPerspectives e analisou os principais 30 pontos turísticos do mundo. A Torre Eiffel, famoso ponto turístico parisiense, é o ponto preferido dos turistas, com mais de 4,6 milhões de fotos no Instagram. Nesse caso, a pesquisa mostrou que 35% das fotos foram de três ângulos diferentes.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
O segundo colocado é o Big Ben com 2,4 milhões de fotos no Instagram e com um percentual de 50% das fotos feitas nos mesmos três ângulos. O nosso Cristo Redentor, que aparece em 16º lugar, registrou 581 mil registros e possui um índice de 71% – afinal, quem resiste a tirar uma foto de braços abertos em frente ao Cristo?
Repercussão
Scott Gray, renomado fotógrafo e CEO da Organização Mundial de Fotografia, comentou o resultado do estudo feito pela Sony: “É absolutamente fantástico que os fotógrafos estejam usando diferentes técnicas e filtros. Mas essas imagens, mais exclusivas, embora possam exigir técnicas de edição, devem ajudar em uma grande reviravolta na busca por uma fotografia mais natural”, disse.
A seguir, veja a galeria dos lugares mais fotografados e o seu percentual, a quantidade de publicações no Instagram e o percentual de fotos que se repetem em três ângulos:
[masterslider id=”60″]