Homens devem e sabem como limpar a casa sem fazer bagunça. Pelo menos, essa é a visão da Advertising Standards Authority (ASA), agência de regulação publicitária do Reino Unido.
A ideia do “CONAR britânico” é evitar propagandas que levem a leituras sexistas. Segundo a instituição, por meio de um documento, perpetuar papéis de gênero traz “custos para os indíviduos, para a economia e a sociedade”.
Confira a edição online da revista Consumidor Moderno!
De acordo com a nova regulação proposta pela ASA, publicidades que perpetuam estereótipos, como uma mulher limpando a casa sozinha enquanto os familiares estão sentados, precisam ser abolidas. Homens realizando atividades domésticas de maneira desajeitada também seriam banidas.
Além disso, propagandas especificando que determinada atividade é coisa de “menina” ou “menino” estariam na lista de proibições.
Lista
O documento ainda identifica seis comportamentos que devem ser evitados.
- Definir profissões ou cargos como sendo algo para homem ou mulher. Exemplo: mulher sendo bailarina, enquanto o homem é o engenheiro;
- Definir atributos ou comportamentos de acordo com um gênero específico. Exemplo: mulher de TPM e irritada;
- Fazer piadas com grupos ou pessoas que não se encaixam em determinado estereótipo;
- Retratar indivíduos de maneira altamente sexualizada;
- Dar foco somente aos atributos físicos do ator ou atriz;
- Definir o que é um corpo saudável ou doente.