/
/
Estabilidade no emprego preocupa mulheres brasileiras

Estabilidade no emprego preocupa mulheres brasileiras

Na semana do Dia Internacional da Mulher (8), pesquisa revela que com responsabilidade financeira por filhos e cônjuges, a estabilidade no emprego preocupa as mulheres no Brasil

Na semana em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8), a estabilidade no emprego tem sido uma das grandes preocupações das mulheres brasileiras. É o que revela o recém-lançado estudo da Randstad, Workmonitor, realizado com 35 mil profissionais de 34 países com o objetivo de entender os anseios e desafios dos trabalhadores no último ano.

A vigésima edição do estudo mostra que metade das mulheres brasileiras entrevistadas são as responsáveis financeiras de seus filhos com menos de 18 anos e 35% têm seus cônjuges como seus dependentes. Certamente esses fatores contribuem para a preocupação de 63% das participantes, que temem perder seus empregos devido à instabilidade econômica que o país ainda enfrenta.

50% das trabalhadoras no Brasil têm como dependentes financeiros seu filhos com idade inferior a 18 anos; para 35%, os cônjuges também dependem delas 

Outro fator que preocupa essas profissionais é o aumento do custo de vida no cenário atual: 30% relatam que assumiram ou estão buscando uma segunda ocupação para ajudar a cobrir as despesas crescentes, e 22% planejam adiar sua aposentadoria pelo mesmo motivo.

As brasileiras participantes da pesquisa atuam em diversos setores da economia. A área de tecnologia, que ainda nos dias atuais é dominada por trabalhadores do sexo masculino, conta com 22% das respondentes. Em seguida, estão as trabalhadoras das áreas de negócios (11%), educação (9,5%) e administração pública (9%). Também participaram do levantamento profissionais dos setores de saúde, varejo, manufatura, finanças, telecomunicações, construção, transportes, agricultura, entre outros segmentos.

Conheça o Mundo do CX

81% relatam a importância de um bom salário  e consideram extremamente importante o equilíbrio entre vida profissional e pessoal

Mulheres e o cenário atual de trabalho

Nos últimos seis meses, quase metade das mulheres entrevistadas informou que não recebeu nenhum aumento de salário ou bônus em seu emprego, bem como não tiveram mudanças em relação à flexibilidade de local e horário de trabalho (60%).

Esses dados confrontam com a expectativa de 81% dessas mulheres que, além de relatarem a importância de um bom salário – tanto no atual emprego, como ao considerar uma nova proposta de trabalho – também consideram extremamente importante o equilíbrio entre vida profissional e pessoal.

Em contrapartida, 43% das trabalhadoras relataram que houve um aumento em relação às oportunidades de treinamento e desenvolvimento na carreira, o que atende aos seus anseios em relação à evolução no trabalho, uma preocupação de 64% das entrevistadas. Ainda sobre desenvolvimento profissional, 33% das trabalhadoras gostariam de ser treinadas para um novo cargo ou posição.

Já em relação ao que diz respeito ao suporte familiar, que inclui licença maternidade e auxílio para creche e estudo, 65% disseram que tais benefícios permaneceram estáveis no último semestre. Apesar de muitas empresas estarem focadas em oferecer melhorias nesse sentido, o dado pode representar a contramão do que se vê na realidade.

Metade das entrevistadas espera aumento salarial condizente com os reajustes anuais padrão 

Sobre as perspectivas em relação aos seus empregadores, metade das entrevistadas espera aumento salarial condizente com os reajustes anuais padrão e 44% gostariam de receber um bônus mensal, para cobrir gastos em relação ao aumento do custo de vida gerado pelas recentes mudanças na economia. Das mulheres com filhos, 20% gostariam de receber suporte adicional para custear creches ou escolas.

“Os empregadores que não se adaptarem a esta realidade correm o risco de enfrentar, em um futuro próximo, a evasão de colaboradoras para outras empresas”

“Esta edição do estudo Workmonitor nos mostrou que mais de 60% das trabalhadoras brasileiras carregam consigo o receio de perder o atual emprego, já que para mais da metade delas, seus filhos, com idade inferior a 18 anos, são seus dependentes financeiros. Um terço das entrevistadas são ainda financeiramente responsáveis por seus cônjuges. Nesse contexto, é natural que elas esperem mais suporte por parte de seus empregadores em diversos sentidos, seja na questão salarial, de benefícios em relação aos cuidados com sua família e no que diz respeito à flexibilidade e equilíbrio entre vida pessoal e profissional. Os empregadores que não se adaptarem a esta realidade correm o risco de enfrentar, em um futuro próximo, a evasão de colaboradoras para outras empresas”, conclui Fabio Battaglia, CEO da Randstad no Brasil.


+ Notícias

Junte-se a Consumidor Moderno no SXSW 2023 

Cinco fatos sobre as formas de consumo das mulheres 

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 288

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA: Camila Nascimento / Rhauan Porfirio
BANCO DE IMAGENS: Adobe Stock / Shutterstock


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Editora-Chefe 
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]