Aparentemente, se lembrarmos de algum momento agradável do passado e que não volta mais, a nossa tolerância tende a aumentar. Ao menos é o que apontou uma série de pesquisas feita pela escola de negócios da Universidade de Tecnologia de Nanyang, uma das principais universidades de Singapura.
“Nós percebemos que induzir sentimentos de nostalgia pode ajudar a aliviar os efeitos negativos da espera – quando se sentem nostálgicos, os consumidores ficam mais pacientes e não sentem que a espera é tão longa”, disse a coordenadora da pesquisa, Xun Huang, em um artigo no site da revista Harvard Business Review. Professora e pesquisadora da Universidade de Nanyang, Xun é especialista nos efeitos das emoções sobre o comportamento dos consumidores.
“Por exemplo, um restaurante com filas longas de clientes esperando pode deixar músicas que estimulam a nostalgia tocando ao fundo. Uma empresa de telecomunicações que demora para entregar novos modelos de aparelhos pode aplicar temas nostálgicos (como um design vintage, por exemplo) nas propagandas para aliviar os efeitos negativos da espera”, enumera Xun.
Restaurantes e bônus
Sua equipe comandou oito experiências ao longo dos últimos meses, envolvendo 1.227 participantes na Ásia e nos Estados Unidos, explorando a relação entre memórias boas e maior disposição a esperar.
Em uma delas, os pesquisadores abordaram 90 pessoas em filas de restaurantes que estavam esperando entre 10 e 20 minutos por uma mesa e que se dispuseram a responder um breve questionário. Entre as perguntas, eles eram questionados há quanto tempo estimavam estar esperando. Para uma parte, no entanto, o questionário vinha com o título – “Nostalgia – memórias dos nossos velhos e bons dias”. -, enquanto para os demais não havia nada.
O resultado foi que o tempo de espera informado pelo primeiro grupo foi, em média, 30% menor do que o estimado pelo grupo que não recebeu nenhum estímulo – 5:88 minutos no primeiro caso, 8:33 no segundo.
Em outro teste, 80 universitários foram também divididos em dois grupos. Em um deles, os pesquisadores pediram para que descrevessem um evento nostálgico de seu passado; no outro, o pedido foi a descrição de um dia típico de sua vida. Ao fim, todos foram convidados a escolher um prêmio – as opções eram um bônus de US$ 14 a ser pago na hora ou então de US$ 22, mas a ser retirado depois de um mês.
Resultado? Sim. O interesse pelo prêmio mais demorado teve muito mais sucesso entre os participantes do grupo nostálgico. Entre eles, 93% aceitaram esperar pelos US$ 22, contra 65% do outro grupo.
E por que nostalgia gera paciência? Para Xun, as hipóteses podem ser várias, mas certamente passam pela sensação de conforto que uma memória querida causa nas pessoas. “Saber que uma experiência positiva não vai mais acontecer de novo motiva os indivíduos a saborearem a memória dessa experiência e prolongá-la. Isso, por sua vez, pode levá-lo a prolongar outras experiências que encontra mais tarde e ter maior tolerância à espera nessas situações.”