A cada ano que passa, o dia 8 de março fica marcado pelo crescimento da luta das mulheres por seus direitos. Mesmo que muitos neguem, é notório que os homens acabam tendo mais divulgação sobre os trabalhos que fazem. E, consequentemente, acabem tendo uma visibilidade maior.
E não se trata de algo voluntário. Muitas vezes, é totalmente inconsciente. É isso o que a Smirnoff, marca de vodka da Diageo, quer mostrar com uma ação em parceria com o Spotify. Por meio de uma ferramenta criada pelas empresas chamada de Smirnoff Equalizer, é possível saber se você escuta mais artistas masculinos ou femininos.
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Muito provavelmente, a sua lista vai estar repleta de artistas homens. A lista do autor deste texto surpreendeu de maneira negativa: apenas 14% das músicas que escuta tem mulheres como destaque.
Para ajudar a alterar esse cenário, a ferramenta cria automaticamente uma lista misturando músicas que você costuma escutar com outras, mas estas de artistas femininas. A intenção é que os usuários percebam a quantidade de mulheres que fazem um som similar ao seu gosto musical.
Não se trata de “mimimi”
É um fato que temos mais contato com materiais de homens na nossa cultura. Sejam livros, sejam músicas. Veja a sua estante e procure a quantidade de autoras mulheres em comparação aos homens. Provavelmente, a proporção será similar à sua lista no Spotify ou em outro aplicativo de músicas.
Parece exagero, mas quanto mais diversidade nas suas listas, mais preparado você estará para perceber os seus próprios problemas e da sociedade. E sair um pouco da bolha cultural que nós e os algoritmos acabaram criando para nós.
E elas continuam sendo minoria, mesmo com tanta luta. Prova disso é o número de protagonistas mulheres nos filmes de maior bilheteria. Em 2017, elas foram 24% dos personagens principais, enquanto os homens ocuparam o cargo de protagonista em 58%.
Por que não ajuda a mudar, um pouco, esse cenário? Pequenas atitudes podem ajudar.