Pesquisar
Close this search box.
/
/
Escolha o aquecedor certo para você

Escolha o aquecedor certo para você

Esteja preparado para o frio. Escolha o melhor aquecedor, levando em conta não só a economia, mas a segurança do equipamento. Confira dicas do Idec

Com a chegada do frio, um aquecedor pode mudar tudo. Afinal, todo mundo quer uma casa mais aconchegante e quentinha. Como lareiras não são exatamente comuns na maioria das regiões do país, os aquecedores elétricos tornam-se boas opções, tanto é que as vendas desses aparelhos crescem bastante.

Para que o consumidor não tenha nenhum problema, a escolha do aquecedor adequado é muito importante. O Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor levantou algumas informações para ajudar nessa escolha, apontando a necessidade de, além de observar as principais necessidades dos moradores da casa, se atentar para a segurança do equipamento, parte mais importante na hora de evitar acidentes.

Existem quatro tipos mais comuns de aquecedores. Entenda as vantagens e desvantagens de cada um:

– Irradiador: esse aquecedor funciona por meio de resistências incandescentes protegidas por grades metálicas. Suas vantagens estão no bom desempenho, pois quase toda a energia consumida por ele é transformada em calor, e no preço, geralmente mais baixo. Contudo, não é recomendado para quem tem crianças e animais de estimação em casa, pois pode queimar objetos que estejam muito próximos. Além disso, a troca de calor entre a resistência e o ar torna o ambiente mais seco.

– De gabinete: esse aquecedor também possui resistências incandescentes, mas é protegido por gabinetes fechados e o calor é espalhado pelo ambiente por meio de um ventilador. Suas vantagens são a facilidade de transporte e menor gasto de energia. Contudo, eles apresentam um desempenho inferior ao do tipo irradiador, também deixam o ambiente mais seco e não são tão seguros (há risco de queimaduras).

– A óleo: apesar do nome, este aquecedor também é elétrico. Por meio de resistências, o óleo dentro do radiador é aquecido, de um modo parecido com locais que possuem aquecimento central. Como o ar não entra em contato com a resistência, o ambiente não fica ressecado – uma grande vantagem para quem sofre com o ar seco. As desvantagens desse modelo são o preço, geralmente mais caro que os outros modelos, o aquecimento mais lento e o gasto maior na conta de luz.

– Split: parecido com um aparelho de ar condicionado, o split funciona apenas para aquecer o ambiente. No quesito segurança, esse modelo é considerado a melhor opção, já que não apresenta nenhum risco de queimadura. Além disso, espalha o calor de maneira uniforme pelo ambiente, é mais silencioso, tem bom rendimento e tem a vantagem de poder ser usado como circulador de ar. Sua desvantagem é que precisa ser instalado por um profissional, o que gera um gasto adicional para o consumidor.

Impacto no bolso

Deixar o ambiente mais aconchegante tem um preço. O uso de aquecedor elétrico pode ter um impacto negativo na conta de luz do consumidor. Segundo o Idec, um aquecedor ligado por oito horas ao dia durante duas semanas pode gerar um impacto de até R$ 95 mensais na conta de energia, dependendo do modelo.

Para quem não dispensa o aquecedor, alguns hábitos podem ajudar a diminuir esse impacto. Veja algumas dicas:

– tirar o aparelho da tomada durante o período em que ele não está sendo usado;

– prestar atenção se portas e janelas no ambiente estão fechadas;

– usá-lo somente quando tiverem pessoas no local;

– comprar aparelhos elétricos identificados com o selo Procel (Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica), lembrando que os produtos que apresentam as notas A ou B possuem uma maior eficiência energética, ou seja, consomem menos energia do que as que indicam notas D ou E.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 283

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
Imagem idealizada por Melissa Lulio,
gerada por IA via DALL·E da OpenAI, editada por Nádia Reinig


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

Coordenador de Marketing de Performance 
Jonas Lopes 
[email protected]

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]