Pesquisar
Close this search box.
/
/
Entidade de defesa do consumidor americana quer multa para Facebook

Entidade de defesa do consumidor americana quer multa para Facebook

Órgão de defesa do consumidor americano deve aplicar multa bilionária para a empresa. Esses e outros casos têm levado a uma evasão dos usuários. Entenda

A Comissão Federal de Comércio (FTC), uma espécie de órgão de defesa do consumidor norte-americano, estuda uma maneira de responsabilizar e punir Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, pela quebra de privacidade de dados nos EUA. Uma possibilidade seria aplicar uma multa bilionária. A informação é do Washington Post.

De acordo com a reportagem, a FTC começou a investigar o Facebook em março de 2018, após relatos de que a Cambridge Analytica, uma consultoria política, acessou indevidamente dados de aproximadamente 87 milhões de usuários do site de redes sociais. Na ocasião, o objetivo da investigação federal era verificar se Zuckerberg descumpriu um acordo de melhoria da política de privacidade do Facebook mediado pelo próprio FTC em 2011.

LEIA MAIS: CONFIRA A EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA CONSUMIR MODERNO

Zuckerberg chegou a falar sobre o acordo com o FTC na sabatina no Senado americano no ano passado. Na ocasião, ele admitiu falhas no relacionamento com a Cambridge, mas sustentou que não havia cometido violação do decreto de consentimento firmado pelo órgão de defesa do consumidor americano.

Desconfiança

No entanto, os recentes desdobramentos levaram o FTC a desconfiar dessa afirmação. Uma recente reportagem do jornal britânico “The Guardian” revelou uma troca de e-mails entre gerentes da empresa cujo tema era a “prática imprópria de coleta de dados” da Cambridge. No entanto, mesmo sabendo do vazamento de informações, a empresa não teria tomado providências para cessar tal prática. Os e-mails têm data de setembro de 2015, sendo que as primeiras reportagens sobre o assunto foram divulgadas apenas em dezembro do mesmo ano.

No início deste ano, a FTC e o Facebook admitiram a possibilidade de estabelecer um acordo de indenização bilionária pelo caso Cambridge, o que evitaria um desfecho nos tribunais.

Mensagem poderosa

Paralelamente a investigação do Facebook no FTC, o governo americano investiga outros casos de vazamento de dados do próprio Facebook. Em fevereiro deste ano, a empresa admitiu a coleta de senhas de e-mails de aproximadamente 1,5 milhão de usuários. Essas e outras histórias provocaram a ira de alguns parlamentares americanos, que agora defendem uma punição pecuniária (em dinheiro) de Zuckerberg. Um deles é o senador democrata Richard Blumenthal. “Manter Mark Zuckerberg e outros altos executivos do Facebook pessoalmente culpados e responsáveis ??por novos delitos enviaria uma mensagem poderosa aos líderes empresariais de todo o país: você pagará um alto preço por contornar a lei e enganar os consumidores”, disse.

De saída

Essas histórias reforçam um movimento de evasão da rede social de Mark Zuckerberg. Uma pesquisa da Kaspersky Lab, empresa russa de cibersegurança, produziu um levantamento que aponta os motivos que têm levado usuários – inclusive brasileiros – a saírem do Facebook. Veja:

Órgão de defesa do consumidor americano quer multa bilionária para o Facebook

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]