/
/
Entidade de defesa do consumidor americana quer multa para Facebook

Entidade de defesa do consumidor americana quer multa para Facebook

Órgão de defesa do consumidor americano deve aplicar multa bilionária para a empresa. Esses e outros casos têm levado a uma evasão dos usuários. Entenda
Legenda da foto

A Comissão Federal de Comércio (FTC), uma espécie de órgão de defesa do consumidor norte-americano, estuda uma maneira de responsabilizar e punir Mark Zuckerberg, fundador e CEO do Facebook, pela quebra de privacidade de dados nos EUA. Uma possibilidade seria aplicar uma multa bilionária. A informação é do Washington Post.

De acordo com a reportagem, a FTC começou a investigar o Facebook em março de 2018, após relatos de que a Cambridge Analytica, uma consultoria política, acessou indevidamente dados de aproximadamente 87 milhões de usuários do site de redes sociais. Na ocasião, o objetivo da investigação federal era verificar se Zuckerberg descumpriu um acordo de melhoria da política de privacidade do Facebook mediado pelo próprio FTC em 2011.

LEIA MAIS: CONFIRA A EDIÇÃO ONLINE DA REVISTA CONSUMIR MODERNO

Zuckerberg chegou a falar sobre o acordo com o FTC na sabatina no Senado americano no ano passado. Na ocasião, ele admitiu falhas no relacionamento com a Cambridge, mas sustentou que não havia cometido violação do decreto de consentimento firmado pelo órgão de defesa do consumidor americano.

Desconfiança

No entanto, os recentes desdobramentos levaram o FTC a desconfiar dessa afirmação. Uma recente reportagem do jornal britânico “The Guardian” revelou uma troca de e-mails entre gerentes da empresa cujo tema era a “prática imprópria de coleta de dados” da Cambridge. No entanto, mesmo sabendo do vazamento de informações, a empresa não teria tomado providências para cessar tal prática. Os e-mails têm data de setembro de 2015, sendo que as primeiras reportagens sobre o assunto foram divulgadas apenas em dezembro do mesmo ano.

No início deste ano, a FTC e o Facebook admitiram a possibilidade de estabelecer um acordo de indenização bilionária pelo caso Cambridge, o que evitaria um desfecho nos tribunais.

Mensagem poderosa

Paralelamente a investigação do Facebook no FTC, o governo americano investiga outros casos de vazamento de dados do próprio Facebook. Em fevereiro deste ano, a empresa admitiu a coleta de senhas de e-mails de aproximadamente 1,5 milhão de usuários. Essas e outras histórias provocaram a ira de alguns parlamentares americanos, que agora defendem uma punição pecuniária (em dinheiro) de Zuckerberg. Um deles é o senador democrata Richard Blumenthal. “Manter Mark Zuckerberg e outros altos executivos do Facebook pessoalmente culpados e responsáveis ??por novos delitos enviaria uma mensagem poderosa aos líderes empresariais de todo o país: você pagará um alto preço por contornar a lei e enganar os consumidores”, disse.

De saída

Essas histórias reforçam um movimento de evasão da rede social de Mark Zuckerberg. Uma pesquisa da Kaspersky Lab, empresa russa de cibersegurança, produziu um levantamento que aponta os motivos que têm levado usuários – inclusive brasileiros – a saírem do Facebook. Veja:

Órgão de defesa do consumidor americano quer multa bilionária para o Facebook

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Resolução CFM nº 2.454/2026 entra em vigor nesta quarta-feira (26) e estabelece regras sobre informação, recusa, prontuário e supervisão humana no uso da Inteligência Artificial na medicina
Nova regra para uso de IA na medicina entra em vigor; o que muda?
Resolução CFM nº 2.454/2026 entra em vigor nesta quarta-feira (26) e estabelece regras sobre informação, recusa, prontuário e supervisão humana no uso da IA na medicina
Anvisa prepara regras para medicamentos em marketplaces: o que pode mudar?
A regulamentação deverá definir responsabilidades, exigências sanitárias e mecanismos de segurança para a comercialização de medicamentos por marketplaces e plataformas
Como IA, plataformas digitais, bets e novos modelos de consumo desafiam a responsabilidade civil e a proteção do consumidor pelo CDC.
IA, bets e superapps desafiam a responsabilidade nas relações de consumo
Dark patterns, crédito ligado às apostas, Inteligência Artificial e novos modelos de plataformas desafiam a aplicação das regras de responsabilidade nas relações de consumo
Produto trocado por defeito tem nova garantia? Entenda os prazos da garantia legal e contratual e saiba o que prevê o CDC após a substituição.
CM Responde: Recebi um produto novo na troca. A garantia recomeça do zero?
Entenda os prazos da garantia legal e da contratual e saiba o que prevê o CDC após a substituição de um produto

Webstories

SUMÁRIO – Edição 297

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa | Runway


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]


Leandro Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

Rodrigo Santinelo
rodrigo.santinelo@gpadrao.com.br

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Carolina Paes
Danielle Ruas 
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Leonam Dias

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Do clique ao dano: quem responde nas novas relações de consumo? Menos estímulos, mais experiência? Novas cobranças do WhatsApp Marco Legal da Cibersegurança: o que muda?