Pesquisar
Close this search box.
/
/
Engajamento e conforto: os 2 pilares da sua estratégia de treinamento

Engajamento e conforto: os 2 pilares da sua estratégia de treinamento

Os atores da educação corporativa já sabem: a engenharia pedagógica e o design instrucional são essenciais. Dessa forma, oferecer treinamentos e conteúdos pedagógicos ricos é bom, mas ganhar o apoio deles e facilitar sua vida é ainda melhor

Como gerar interesse e envolver ativamente o aluno, além de propor uma formação adequada e de conteúdo rico? Por que o papel da comunicação se tornou tão importante? Quais são os recursos necessários para garantir a facilidade de navegação dentro de um curso de digital learning colaborativo?

Os atores da educação corporativa já sabem: a engenharia pedagógica e o design instrucional são essenciais. Oferecer treinamentos e conteúdos pedagógicos ricos é bom, mas ganhar o apoio deles e facilitar sua vida é ainda melhor! Esse objetivo é ainda mais difícil de atingir para muitas empresas que precisam domar o fenômeno crescente da digitalização e das novas modalidades de ensino à distância.

 

Comunicar para engajar melhor

 

“Nós aprendemos melhor quando aprendemos juntos”, disse Seth Godin, uma personalidade reconhecida do mundo digital. Em comparação com o e-learning clássico, o digital Learning colaborativo melhora a experiência de aprendizagem, integrando uma variedade de ferramentas e de métodos de ensino colaborativos: estudo de cases, fóruns de discussão, exercícios, desafios… Para melhorar a eficiência da formação e envolver melhor o aluno, a intenção é “criar um evento” e implementar uma estratégia de comunicação antes, durante e depois do treinamento. O evento se divide em 3 etapas distintas:

– O início da formação é o momento dedicado à sensibilização. Ele pode ser reforçado por uma campanha de “teasing” (vídeo teaser, mala direta, campanha nas redes sociais) a fim de gerar interesse. Na sequência, uma vez que as informações de conexão, o funcionamento da plataforma e a trilha do programa foram apresentados, o time de apoio pedagógico – que pode ser um único consultor –  tem um novo papel: gerenciar a comunidade de alunos, incentivando-os a se envolver e comentar, personalizando as suas respostas, valorizando boas iniciativas,… para resumir, por meio da promoção de interações.

– O fim do treinamento é a oportunidade de agradecer a comunidade por seu envolvimento, solicitar o seu feedback por meio de pesquisas e divulgar uma avaliação geral com indicadores quantitativos (volume de conexões e conectados, volume de mensagens compartilhadas nos fóruns,…) através de um infográfico, de um vídeo ou qualquer meio de comunicação coerente para ser compartilhado em redes sociais.

– Durante o treinamento: emails, SMS, recados via redes sociais são personalizados e adaptados antes de serem enviados de forma regular para marcar cada nova sequência, além de acompanhar o fio de notícias da plataforma. Comentar, motivar, desafiar, completar as respostas da comunidade, promover um benchmark de boas práticas, elogiar e recompensar o desempenho através de um sistema de badges ou de certificados (gamification do processo) são soluções que definem as marcas importantes do percurso, fazendo com que você avance no percurso favorecendo o engajamento.

 

O gerente de comunidade de aprendizagem, uma nova função muito importante!

 

Como convencer o aluno para treinar e desenvolver seus conhecimentos se o formador não é totalmente engajado no processo? Que seja na sala de aula ou no digital Learning colaborativo, o formador vê sua profissão evoluir para o gerenciamento de comunidades de aprendizagem. Ele deve ser capaz de motivar e dominar seu assunto além do desafio técnico, que pode representar o uso de uma plataforma de treinamento online. Este é o papel do “Learning Community Manager”, que preenche ambos papéis de facilitador, ou seja, de consultor capaz de fornecer qualidade e precisão nas respostas às perguntas e de moderador para enquadrar as questões a serem abordadas.

 

Ergonomia, UX e responsive design ao serviço da formação

 

Uma vez o interesse despertado pela estratégia de comunicação e de engajamento, a facilidade de acesso, de navegação e de compreensão precisam garantir a qualidade da Learning Experience. Será que seus recursos de treinamento digital são realmente atrativos para os alunos? Será que eles geram vontade para o aluno voltar e continuar o percurso? Será que os conteúdos são realmente claros? Uma plataforma de formação considerada engajadora facilita os primeiros passos do aluno, fornece atividades lúdicas, mostra-se intuitiva e fornece um conjunto de funções que permitirão a criação de conteúdos nativos simplificados, mas impactantes (vídeos, tutoriais, módulos interativos, infográficos,…).

O time pedagógico pode ter dificuldade em entender o potencial do digital learning colaborativo e dominar as funcionalidades de uma ferramenta de treinamento digital, se ela não for acompanhada. Em primeiro lugar, é fundamental treiná-lo tecnicamente, considerando-o o primeiro aluno da ferramenta. O aluno deve ter acesso aos seus conteúdos, o seu nível de progresso, perfil, conquistas…, tudo sem dificuldades.

Portanto, os conceitos de ergonomia, de UX Design, de responsive design se tornam aspectos incontornáveis do percurso. De fato, a construção de um percurso pedagógico moderno tem que se adequar ao perfil dos novos alunos: móvel, impaciente, conectado… Ele participará facilmente de treinamentos que lhe corresponde (MOOC, COOC, SPOC, Universidades corporativas,…) via seu notebook, seu tablete ou seu celular, a partir de um link internet único.

O engajamento e a facilidade são 2 elementos chaves sobre quais apostar para aumentar o retorno das ações de formação. Um aluno engajado se torna um colaborador mais engajado também e mais motivado para seu desenvolvimento de competências. Confia na Learning Tribes para te apoiar com esses desafios!

 

O artigo foi escrito por Pierre-Jean Quetant, country manager da Learning Tribes, divisão de treinamento do Grupo Acticall

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]