/
/
O papel das empresas no desenvolvimento de regiões e mercados complexos

O papel das empresas no desenvolvimento de regiões e mercados complexos

Almaviva, Enel, Pernambucanas e Sherwin Williams falaram durante o CONAREC sobre as iniciativas de desenvolvimento social e do trabalho em regiões e mercados complexos

A Almaviva entrou no Brasil para explorar as potencialidades de um mercado totalmente diferente do italiano, onde a empresa nasceu. O turnover da operação na Itália é de 1% ao ano, o que é impensável em qualquer empresa de atendimento no Brasil, onde a rotatividade é muito alta.
Mas a empresa obteve êxito em sua adaptação a uma realidade tão diferente. Hoje, está entre os 10 maiores empregadores do País com 33 mil funcionários. E tem gerado empregos principalmente longe dos grandes centros econômicos.


“Nosso crescimento foi totalmente orgânico e desses 33 mil funcionários, 53% têm o seu primeiro emprego, 65% são mulheres, mais da metade da operação está em estados do Nordeste e cerca de 90% dos colaboradores têm menos de 27 anos”

Francesco Renzetti,
CEO da Almaviva


Roteiro para o desenvolvimento

A Enel é outra empresa que tem apostado no desenvolvimento social em regiões críticas através de três pilares: sustentabilidade, mobilidade e inclusão social. A empresa tem projetos nesse sentido no estado do Rio de Janeiro, onde mantém as chamadas escolas criativas para desenvolvimento social e liderança.
“No Rio, a complexidade é muito grande, já estive em São Paulo e outros mercados da América Latina, mas lá temos problemas graves relacionados a, entre outras coisas, formação de referências e lideranças. As comunidades são engajadas, mas se assemelham a um barco sem rumo. A ideia é atrair empreendedores locais para gerar emprego. Para isso desenvolvemos 130 mil alunos com as escolas criativas”, explica Artur Manoel Tavares, diretor presidente da Enel RJ.

Foto Felipe Paes

Tavares, da Enel, concluiu, ao contestar a alegação do economista americano Milton Friedman, de que tudo está subordinado ao lucro. “Se você olha para o desenvolvimento da sociedade, você vai ajudar a desenvolver cada vez mais a empresa e o ecossistema. As pessoas não querem esmola, querem oportunidades. Essa diferença precisa ser trabalhada e as lideranças precisam estar atreladas a isso. Precisa ter troca de valor entre clientes, órgãos reguladores e empresas”, diz o executivo.

Ações diretas

A Sherwin Williams também trabalha no desenvolvimento profissional de quem compõe o seu ecossistema. Freddy Carrillo, presidente da empresa, afirma que, no Brasil, 85% das vendas de tintas são decididas por pintores. “São mais de 1 milhão de pintores no Brasil e criamos a academia do pintor onde ele é treinado por 3 meses. Isso facilita a promover o consumo porque o consumidor fica mais seguro com a qualidade do serviço. O Brasil ainda está entre os países com muito a crescer no consumo per capita de tinta”, analisa Carrillo.
Para Sergio Borriello, CEO da Pernambucanas, propostas de iniciativa social precisam ser bem planejadas e, acima de tudo, realizadas conforme o propósito da empresa. “São 111 anos de Pernambucanas fazendo história no Brasil. Capitalizamos isso e passamos a fazer parte família brasileira. Isso se cristaliza no dia a dia quando falamos de causa, e essa causa vira DNA. A causa desaparece quando está incorporada nas ações e na política”, afirma.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]