Os coworkings estão com a popularidade em alta graças a sua facilidade e muitas empresas têm apoiado esse movimento. O ambiente oferece infraestrutura e networking para os empreendedores, fatores essenciais principalmente para aqueles que estão no início da jornada. Atualmente, de acordo com o Projeto Coworking Brasil, estima-se que já existam mais de quatro mil coworkings em funcionamento no mundo, mais de 100 deles no Brasil. Nesta semana, mais duas iniciativas foram lançadas nesse sentido.
A Sonae Sierra Brasil está adotando a abertura desse tipo de espaço em seus shoppings. O Shopping Metrópole, em São Bernardo do Campo, SP, e o Uberlândia Shopping, na cidade mineira, ganharam espaços colaborativos gratuitos que contam com estações de trabalho com acesso à internet e pontos de energia.
“O coworking é uma oportunidade de aliar as tendências do uso de espaços compartilhados aos nossos empreendimentos. O shopping center por ser um ambiente controlado, que oferece grande variedade de lojas de alimentação e restaurantes, fácil acesso, estacionamento, além de outros serviços, é ideal para abrigar esse novo modelo de trabalho”, aponta Waldir Chao, COO da empresa.
Especificando
Em um setor em desenvolvimento, a personalização é uma grande aliada. Uma nova iniciativa combina uma oficina de fabricação e um coworking: o Engenho Maker. Além de mesas de trabalho, o ambiente dispõe de impressora 3D, torno, fresa, CNC e cortadora a laser, marcenaria completa além de equipamentos para produção de cervejas e pães artesanais. No espaço são ainda realizados cursos de curta duração sobre como usar os equipamentos ou fabricar objetos, além de seminários e eventos.
Um dos fundadores do espaço é o empreendedor Renato Prado, membro do Lemann Fellowship da Fundação Lemann. “Ser um Lemann Fellow significa um compromisso em promover e liderar a transformação social do Brasil. Sinto que o empreendedorismo é o único caminho para atingirmos esta transformação e a filosofia por trás do movimento maker é a melhor semente para disseminar a cultura e o sentimento da capacidade de realizar, elementos essenciais para que apareça o empreendedorismo”, aponta.
O Engenho Maker está localizado no Instituto de Engenharia, na Vila Mariana, em São Paulo. Para uso do espaço e dos equipamentos, os interessados podem contratar uma assinatura mensal ou a hora de permanência.