/
/
65% dos brasileiros acreditam que a agenda ESG precisa focar no desemprego

65% dos brasileiros acreditam que a agenda ESG precisa focar no desemprego

Pesquisa da Walk The Talk elenca o que os consumidores destacam de importante para ação das empresas em sua agenda ESG
Legenda da foto

Ano após ano o debate sobre preservação do meio ambiente e manutenção dos recursos para uma sociedade mais justa fica cada vez mais latente. Com a pandemia então, essa realidade ficou ainda mais forte para o consumidor: antes de comprar, é necessário a eles checar se a empresa escolhida tem sua agenda ESG em dia e se de fato cumpre seu papel no planeta.

Com tanta exigência, as empresas foram pouco a pouco atualizando a forma de fazer negócios — e de comunicar suas ações para os consumidores. E para destacar quais corporações tem feito seu papel, a consultoria Walk The Talk, by La Maison criou a primeira edição do Índice GPS (Global Positiosing on Sustainability), para avaliar a percepção dos brasileiros sobre o que eles encaram como importante para ações sustentáveis por parte das empresas.

O estudo, que entrevistou 2.243 brasileiros de 16 a 64 anos nas classes A, B e C, mostra que as cinco empresas mais associadas ao ESG para os brasileiros são a Natura, Ypê, Nestlé, Ambev e Itaú. Já as com pior ranking na visão dos consumidores foram as Lojas Americanas, Doritos e XP.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Brasileiros esperam que as empresas combatam o desemprego

A pesquisa também avaliou que, dentre as três vertentes que o ESG abriga — meio ambiente, sociedade e governança —, os temas mais caros aos brasileiros são os sociais, como o desemprego (65%), falta de acesso à saúde (64%) e pobreza (60%). Das pautas relacionadas ao meio ambiente, o maior destaque vai para o desmatamento (58%).

Vale destacar que, em comparação com países desenvolvidos, as preocupações são invertidas, a parte social aparece em segundo plano e a ecológica em primeiro.

Outro dado forte que a pesquisa traz é que 94% das pessoas acreditam que as empresas precisam fazer algo em prol do planeta e dos seres humanos e 47% delas também pensam que as marcas podem contribuir de forma positiva com seus recursos contra os problemas enfrentados. No entanto, em contraposição a essa percepção, 31% dos brasileiros também acreditam que não existem corporações ativistas no País — e, portanto, essa contribuição tão necessária acaba sendo deixada de lado.

O estudo ressalta também que 19% dos brasileiros creem que as corporações têm o poder de influenciar outras pessoas a agirem em prol do planeta e 14% destacaram que as empresas contribuem para movimentar a economia — o que reduz parte dos problemas globais, como o desemprego, pobreza, entre outros.

Somente 4% dos entrevistados destacou que as empresas têm poder limitado para ações sustentáveis devido às leis locais e apenas 2% afirmam que não cabe às empresas agir contra problemas globais, ou seja, uma minoria.

Assine a nossa newsletter e fique atualizado sobre as principais notícias da experiência do cliente

Ativismo é mesmo uma preocupação só da Geração Z?

Já se sabe que, quando o assunto é ativismo ecológico e sustentável, o perfil do consumidor é mais jovem: uma série de pesquisas informam como as gerações novas são engajadas com o meio ambiente e têm exigência na hora de consumir de empresas que não são engajadas com a sustentabilidade.

Entretanto, embora todos os atributos da agenda ESG sejam constantemente cobrados pela Geração Z, a pesquisa traz um dado interessantíssimo: o grupo de pessoas entre 55 e 64 anos, ou seja, os Baby Boomers, é o mais preocupado com os problemas da agenda ESG, além de ser também o que mais age em prol do meio ambiente. Essas ações vêm tanto para poupar os recursos — e portanto gastar menos com eles, como contas de luz, água e gás — como também para servir de exemplo e incentivo para os netos.

Diferente do que se pensa, eles têm se adaptado rápido às ações sustentáveis e buscam economizar recursos da maneira que podem, tanto por uma questão moralista quanto econômica, sendo essa segunda mais importante para esse grupo.

Mas é fato que todas as gerações seguem muito preocupadas com a forma que as empresas agem para inserir seus produtos e serviços à venda. Entre as 10 práticas mais valorizadas pelos brasileiros, mostra o estudo, estão não fazer teste em animais, devolver os recursos naturais utilizados, mudança para produtos e hábitos mais sustentáveis, promoção da diversidade, valorização da mão de obra nacional e local, uso de embalagens ecológicas, promoção de conscientização para o meio ambiente e ações em prol da fauna e flora do País, investimento em tecnologia para diminuir o impacto ambiental, menos uso de recursos naturais e promoção da saúde e bem-estar para colaboradores.


+ Notícias

A importância das práticas ESG para o consumidor do futuro
O mercado dos longevos: como incluir a geração +50 nos negócios

Compartilhe essa notícia:

Recomendadas

MAIS +

Veja mais noticias

Para a Brasilcap, experiência do cliente não se constrói apenas na contratação, mas na capacidade de gerar presença e valor na jornada.
CM Entrevista: Confiança se constrói na repetição de boas experiências
Para a Brasilcap, experiência do cliente não se constrói apenas na contratação, mas na capacidade de gerar presença e valor na jornada.
Finalista no Prêmio Consumidor Moderno 2026, Globoplay aposta em personalização, fandoms e experiências para se conectar com o publico.
Play, memes e comunidade: como o Globoplay entrou na rotina dos brasileiros
Finalista na categoria Empresa do Ano do Prêmio Consumidor Moderno 2026, plataforma aposta em personalização, fandoms e conexão emocional para criar vínculo.
Henrique Azeredo, fundador e CEO do Patties.
Boteco da CM: Como o Patties transformou simplicidade em marca cult
Henrique Azeredo, fundador e CEO do Patties, compartilha o processo de criação e os aprendizados da hamburgueria que transformou autenticidade em experiência.
Estudo da CX Brain analisa como a experiência do cliente é, antes de tudo, um reflexo da experiência e saúde mental do colaborador.
Saúde mental dos colaboradores é ativo estratégico para o CX
Estudo da CX Brain analisa como a experiência do cliente é, antes de tudo, um reflexo da experiência do colaborador.

Webstories

SUMÁRIO – Edição 296

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Rhauan Porfírio
IMAGEM: IA Generativa | ChatGPT


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Gustavo Bittencourt
[email protected]

Juliana Carvalho
[email protected]

Marcelo Malzoni
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Victoria Pirolla

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Coordenadoras
Nayara Manfredi
Paula Coutinho

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

Rebeca Andrade – Ensinamentos e Aprendizados O futuro do entretenimento no Brasil NBA é a melhor experiência esportiva do mundo Grupo Boticário, em parceria com a Mercur, distribui gratuitamente produtos inclusivos.