As companhias já ouviram os consumidores para desenvolver algum produto ou serviço em conjunto. É o que mostra estudo do CONECTAí, plataforma web do IBOPE Inteligência, realizado para a Conferência Crowdsourcing 2014.
Segundo a pesquisa, 60% das empresas do País já desenvolveram processo de cocriação com consumidores. Desses, metade fez mais de uma vez. Foram ouvidos 805 consumidores e 230 profissionais de empresas, entre os dias 20 de agosto e 2 de setembro de 2014.
Essa abertura para desenvolvimento em conjunto tem motivo: para 73% dos consumidores os melhores produtos e serviços são oferecidos por marcas que abrem espaço para que eles participarem do seu desenvolvimento.
A pesquisa ainda mostra que 71% dizem que se sentem mais próximos de marcas que pedem feedback sobre produtos e serviços. Esta percepção se estende para o atendimento: para 77%, as marcas com melhor atendimento são aquelas que interagem e ouvem mais o consumidor.
A maioria dos consumidores (80%) afirma que participariam do processo de cocriação com suas marcas preferidas sem receber qualquer retribuição. Porém, apenas 24% das empresas acreditam que alcançariam a adesão do público sem nenhuma contrapartida.
Essa interação ocorre no mundo virtual: 58% interagem e cocriam por meio do site da empresa, ao passo que 42% o fazem via redes sociais, 40% via plataforma específica para crowdsourcing.
Para 2015, 13% das empresas vão utilizar métodos de crowdsourcing para desenvolver e melhorar produtos e serviços, ao passo que 32% “provavelmente” o farão. E elas devem ter retorno, uma vez que 85% dos consumidores afirmaram participar de uma comunidade para discutir a marca que gosta.
Imagem: Shutterstock
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