/
/
Emirados Árabes Unidos têm primeiro distrito comercial projetado por IA

Emirados Árabes Unidos têm primeiro distrito comercial projetado por IA

Na terceira cidade mais populosa do país, foi criado o District 11, centro comercial inteiramente projetado com o auxílio da IA

A Inteligência Artificial (IA) também vem se consolidando como uma das maiores revoluções na arquitetura contemporânea, transformando desde o processo criativo até a execução dos projetos. Assim como em outras áreas, essa tecnologia facilita a personalização, automatiza processos e contribui para a visualização imersiva de projetos.

Um bom exemplo é o do escritório de arquitetura HWKN, com sede em Nova York e reconhecimento internacional por projetos inovadores. Ele foi contratado pela companhia imobiliária, Al Marwan Real Estate Development, sediada em Sharjah, Emirados Árabes Unidos (EAU), para projetar um novo bairro comercial no centro de Sharjah, terceira cidade mais populosa dos EAU.

Chamado de District 11, o bairro foi inteiramente projetado com o auxílio da IA, em um processo que a HWKN descreve como “engenharia reversa”. A partir de conceitos gerados pela IA, a equipe refinou e traduziu as ideias em projetos arquitetônicos viáveis, passando por três fases principais: exploração, articulação e visualização.

Work Resort

O projeto segue o conceito Work Resort, que integra espaços profissionais de trabalho com comodidades típicas de resorts, tudo em um ambiente urbano planejado para ser acessível a pé. Seu conceito abrange 280 mil metros quadrados e contará com onze edifícios que abrigarão 200 unidades comerciais, incluindo escritórios, lojas, cafés, creches, instalações de saúde, institutos especializados e uma mesquita. O objetivo é atrair profissionais que trabalham na região, moradores dos bairros vizinhos e visitantes. A primeira fase do projeto está programada para ser inaugurada em 2028.

Imagens: crédito  HWKN

IA para potencializar a sensibilidade cultural

O interessante do projeto é que o uso da IA permitiu propor uma estrutura para a função social e física do novo bairro comercial daquela região. Clima local, identidade cultural e até a morfologia urbana de Sharjah influenciaram nas decisões da IA. Como resultado, nasceram estratégias de sombreamento e organização espacial com foco na mitigação do calor, na promoção da colaboração, da convivência cultural e da acessibilidade para todos.

Esse projeto pioneiro da HWKN reflete uma tendência global de integrar cada vez mais a IA na Arquitetura como forma de potencializar sensibilidade cultural no design urbano. Uma alternativa para que as cidades criem ambientes mais sustentáveis, saudáveis, colaborativos e modernos.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]