O mundo recheado de coisas conectadas à internet e de tantos outros benefícios de uma conexão até 20 vezes superior ao 4G deu mais um passo importante nesta quarta-feira (27).
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) recebeu, por meio da Comissão Especial de Licitação (CEL), a documentação das empresas interessadas na licitação das frequências de 700 MHz, 2,3 GHz, 3,5 GHz e 26 GHz, o Leilão do 5G.
Assine a newsletter e fique por dentro das novidades sobre customer experience
A licitação das radiofrequências será a maior oferta de espectro da história da Anatel. Estima-se que R$ 70 bilhões devem ser investidos pelas operadoras de telecomunicações em todo o Brasil para cumprir as obrigações previstas no edital. Entre os compromissos estão a ampliação da cobertura 4G em mais de 9 mil localidades e em 31 mil quilômetros de rodovias; a expansão da infraestrutura de fibra ótica; e a implantação da Projeto Amazônia Integrada e Sustentável e da Rede Privativa da Administração Pública Federal.
O restante do valor, estimado em R$ 99 bilhões, refere-se a investimentos necessários à prestação comercial de serviços de telecomunicações por meio das faixas de radiofrequência que estão sendo licitadas. Existem ainda a obrigação de instalação de internet nas escolas.
Licitação
De acordo com a Anatel, o próximo passo, após o recebimento da documentação das empresas, será a análise da documentação pela CEL. A primeira sessão de abertura, análise e julgamento de propostas de preço será no dia 4 de novembro, às 10h, na sede da Anatel em Brasília/DF.
De acordo com o superintendente de Competição e presidente da CEL, Abraão Balbino e Silva, ao falar das expectativas da Agência quando aos participantes, citou que das 15 empresas, cinco já são prestadoras e as demais são novas. “Isso nos deixa orgulhosos por ter dez novos proponentes entrando no mercado móvel”. Balbino ressaltou que, durante o processo de esclarecimento aos participantes, a CEL recebeu 415 perguntas, a maioria relacionada à dinâmica da licitação.
Nilo Pasquali, superintendente de Planejamento e Regulamentação, esclareceu que caso o leilão se estenda além da sessão do dia 4 de novembro, pode terminar no dia 5. Ao falar sobre o leilão, Pasquali exemplificou que, se não houver proposta para o Lote A1, nacional, na faixa de 700 MHz, por exemplo, esse lote será ofertado em uma segunda rodada, dividido em quatro lotes regionais.
Veja as 15 empresas cadastradas:
- ALGAR TELECOM S.A.
- BRASIL DIGITAL TELECOMUNICAÇOES LTDA
- Brisanet Serviços de Telecomunicações S.A
- Claro S.A
- CLOUD2U INDUSTRIA E COMERCIO DE EQUIPAMENTOS ELETRONICOS LTDA
- CONSORCIO 5G SUL
- Fly Link Ltda
- MEGA NET PROVEDOR DE INTERNET E COMERCIO DE INFORMÃTICA LTDA
- NEKO Serviços de Comunicações Entretenimento e Educação Ltda
- NK 108 Empreendimentos e Participações S.A
- SERCOMTEL TELECOMUNICAÇÕES S.A.
- Telefônica Brasil S.A
- TIM S.A.
- VDF TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA
- Winity II Telecom Ltda