A dunnhumby, empresa multinacional especializada em ciência do consumidor, lançou tecnologia que usa Analytics, Big Data e Inteligência Artificial para tornar as estratégias de promoções mais assertivas. Segundo a empresa, a solução é, ao mesmo tempo, uma ferramenta de gestão de promoções e ajuda o varejista a desenhar cenários em que ela pode trazer mais resultados.
“É uma ferramenta que ajuda todo o planejamento de promoções e usa ciência avançada pra fazer todo o planejamento e interação com as diferentes áreas”, explicou à NOVAREJO, José Gomes, diretor geral da dunnhumby.
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Passado e futuro
Chamada de Aptaris, a ferramenta analisa toda a massa de dados de promoções feitas nos dois últimos anos, permitindo que o executivo avalie o desempenho dessas promoções para, assim, verificar quais deram certo e quais não deram.
“Qual a linha tática da promoção? Desconto em preço, pague menos leve mais, qual o nível de desconto? A ferramenta faz todas essas análises”, conta o executivo. Com ela, é possível entender qual a melhor oferta por categoria, margem, faturamento.
Além de olhar o passado, a ferramenta também projeta o futuro. É possível projetar cenários de promoções e verificar os resultados de cada cenário. Segundo Gomes, a assertividade chega a 90%. “A ferramenta vai olhar o cenário atual da categoria e vai fazer uma previsão de aumento de vendas, margens e o varejita consegue ver exatamente a decomposição dessa promoção”, explica o executivo.
Por exemplo: se a promoção é com a Coca-Cola, a ferramenta consegue avaliar o desempenho dos outros produtos da categoria.
Fluxo de trabalho
Para colocar uma promoção da rua, o varejo precisa de tempo e acaba envolvendo diversas áreas. Segundo Gomes, desde a negociação com fornecedores até entrar na loja é preciso de seis a dez semanas de trabalho. O Aptaris promete diminuir esse fluxo de trabalho, uma vez que é possível conectar diversas áreas na mesma plataforma.
Inclusive o fornecedor, que pode oferecer uma proposta ao varejista por meio da ferramenta. A partir dessa oferta, o varejista pode fazer as simulações e fazer uma contraproposta. Até a emissão da nota para a indústria é feita automaticamente.
A solução funciona na nuvem, mas também pode ser física, e é contratada por serviço.
Empresa global cria solução que simula resultados de promoções
A ideia é entender o desempenho das ações de promoção passadas e, assim, testar e projetar ações futuras. Empresa promete 90% de assertividade. Conheça
- Camila Mendonça
- 3 min leitura
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