O Portal NOVAREJO publicou ontem matéria sobre a tendência de franquias partirem para cidades do interior. A AGIS, distribuidora de produtos em Tecnologia da Informação (TI), Telecom e Informática, adotou postura semelhante.
A empresa resolveu reestruturar sua área de varejo, colocando foco no mercado regional para aumentar as vendas de suas linhas. A decisão segue uma tendência do mercado de distribuição e o objetivo é aumentar a participação em outras regiões.
O gerente de varejo da empresa, Lutchesko Devietro, explica que essa mudança surgiu em função da própria estrutura de atendimento dos fabricantes. ?As que possuem maiores estruturas já estão nos grandes centros do país. Isso abre espaço para que a gente possa atuar com mais oportunidades de negócios nas extremidades?, acredita.
Nessas regiões, a empresa de produtos de TI procura fazer novos clientes, aproveitando a diminuição da concorrência e trabalhando com uma margem de negócios mais satisfatória.
Estratégia no varejo
Para Devietro, a estratégia é o cerne da questão. ?É nela que você define o preço e o tipo de produto para não conflitar com o resto da sua cadeia. É preciso ter um cuidado especial e selecionar o modelo certo para cada canal: os produtos que possuem maior valor agregado são distribuídos pelo canal tradicional?, argumenta.
Apesar de anunciar a descentralização, a AGIS procura trabalhar em todas as regiões. ?Atuamos bastante em regiões que não são atendidas por fabricantes e que possuam um maior número de redes regionais?, comenta.
Como dica para os varejistas que precisarem oferecer uma grande gama de produtos sem encarecer o processo, o gerente observa que é preciso ter um processo de logística bem estabelecido e realizar parcerias bem estruturadas com as fabricantes.
A aposta é na carteira de produtos, com opções de quatro mil itens entre produtos de impressão, softwares e notebooks. Para entrar nesses mercados, as linhas consideradas prioritárias são as da Acer, HP, Xerox e Microsoft, consideradas necessidades básicas do varejo porque as fábricas não atendem diretamente.
Fundada em 1992, a AGIS tem duas unidades em Campinas, uma em Ribeirão Preto e outra em Itatiaia (RJ). Com 200 funcionários e seis mil clientes ativos por trimestre, a empresa atende dez mil canais ao longo do ano.
Leia mais:
Varejo regional – 50 maiores do Brasil
Brasil cai no ranking dos mais atraentes para investir, mas ainda é promissor