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Os desafios e oportunidades de empreender no Brasil

Os desafios e oportunidades de empreender no Brasil

Conheça a história de Alberto Saraiva, fundador e presidente do Habib´s, que transformou a marca na maior rede de entrega de comida árabe do mundo

Nascido na Aldeia de Velosa, em Portugal, Alberto Saraiva, é médico formado pela Santa Casa de São Paulo. Em 1988, montou o primeiro restaurante Habib’s no bairro da Lapa em São Paulo, SP.

Responsável pelo fenômeno comercial do fast-food brasileiro, que transformou a marca na maior rede de entrega de comida árabe do mundo e na primeira de capital 100% nacional, Saraiva, que participará do Conarec deste ano, fala sobre os desafios e oportunidades de quem empreende no Brasil.
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Você se recorda do seu primeiro desafio no início da construção da rede Habib´s no Brasil? Como foi superá-lo?

Alberto Saraiva – As dificuldades existem a todo tempo, seja quando a empresa é menor ou maior. As dificuldades eram muitas quando comecei o Habib’s, desde o não reconhecimento da marca pelos clientes, a falta de verba de marketing e de equipamentos modernos. A ausência de estrutura administrativa, até a escala pequena de compras que elevavam os preços das matérias primas por não haver economia de escala. Mas, o que me recordo mesmo é que tudo isso era muito pouco para o que eu acreditava e sonhava. Tinha objetivos claros e definidos. De pouco me importava os problemas. A força da motivação do querer vencer, faz com que o ser humano supere  todas dificuldades, e nem se dê conta do momento que elas se apresentam. Só depois é que nos conscientizamos que elas existiram.

Alberto Saraiva, fundador e presidente do Habib´s
Alberto Saraiva, fundador e presidente do Habib´s

Hoje, quais seriam o principias desafios de se trabalhar com uma rede de fast-food no mercado brasileiro?

Alberto Saraiva – São muitos, na mesma quantidade ou ainda maiores do que quando começamos. Subir o balão é difícil, mantê-lo lá em cima é ainda mais trabalhoso. Os desafios começam pela disputa com a concorrência que é das mais acirradas. Redes internacionais que chegam com verbas estrondosas de marketing e de investimentos. Redes nacionais que já se superaram e encontraram seus caminhos e por isso, extremamente competentes. Shopping Centers fora da realidade do mercado e com custo de ocupação exacerbado que sacrifica as margens de lucro e até a sobrevivência. Atualmente 100% de lojas existentes no Brasil em shopping centers, 45% estão desocupadas. Altas taxas de impostos presentes em toda cadeia produtiva de alimentos que dificulta levar aos clientes preços promocionais. Mas, não queremos saber de nada disso, seguimos em frente com nosso conceito vencedor de “oferecer mais e cobrar menos”, seguimos acreditando no Brasil e expandindo a marca por todos os cantos do país. Seguimos motivando nossos colaboradores a se dedicarem em favor dos nossos clientes e o resultado de tudo isto é que vamos fechar o ano, com a abertura de mais 120 lojas e a previsão de que 200 milhões de clientes vão passar por nossas lojas e consumir 700 milhões de unidades de nossos produtos principais.

Cite um cuidado e uma virtude para quem deseja empreender no Brasil?

Alberto Saraiva – Acabo de lançar meu livro “25 verbos para construir sua vida”. Lá, está tudo aquilo que passei na minha vida nos últimos anos. Nestes verbos sugiro caminhos para quem deseja empreender, não só na vida empresarial, mas em sua vida pessoal, que é por onde tudo começa. No Confiar em nós mesmos; no Acreditar de que é possível; no Encantar daquilo que fazemos, no Desejar conquistar e vencer…  São nestes verbos que as dificuldades se apresentam e caem. Na verdade, por vezes, elas nem mesmo existem, somos nós que a criamos e as tornamos reais. Quando nos superamos, vamos pra cima, empreendemos e vencemos. É no que acredito. Nosso país é maravilhoso. Está faltando somente a governabilidade – por décadas. Como sempre, é hora de criarmos e destacarmos nossas virtudes.

Na sua visão quais seriam as principais tendências no relacionamento com o consumidor para os próximos anos?

Alberto Saraiva – Consumidores evoluem na velocidade que muitas empresas não acompanham. A tecnologia tem a tendência de deixar as empresas que cochilam pra trás. Não há tempo a perder e temos que nos adaptar rapidamente. A lei de Darwin agora não é de anos e sim de minutos. Cabe às empresas entenderem o que buscam o que querem o que desejam e como. Mas, a essência do que os consumidores querem permanece a mesma: querem ser bem tratados, serem felizes e viverem bem a vida. Cabe a cada um de nós, dentro do que fazemos atendê-los. Essa é minha luta maior. Nesse conceito transformei a pequena loja em mais de 500 e meus 20 colaboradores se tornaram 20.000. Para aquele que segue a essência é dado o privilégio de receber bênçãos maiores. Foi o que ocorreu e agradeço todos os dias por isso.

Quer saber mais sobre a história de Alberto Saraiva? Então não perca no Conarec deste ano! O jornalista Caio Blinder entrevistará o executivo em uma plenária exclusiva.

Serviço Conarec:
Dia: 13/09/2016
Local: Sala Paralela 1
Horário: 14h às 15h
Palestra: Caio Blinder entrevista Alberto Saraiva: as histórias do homem que mudou a história do fast food no Brasil
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As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

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