/
/
Empreendedores paulistas querem investir mais em inovação em 2017

Empreendedores paulistas querem investir mais em inovação em 2017

Pesquisa realizada pela Desenvolve SP ouviu players de diferentes regiões do Estado e aponta otimismo mesmo com incertezas econômicas. Veja os dados

2017 será o ano para os pequenos e médios empresários paulistas investirem mais em inovação, independente do cenário econômico. É o que aponta uma pesquisa realizada pela Desenvolve SP durante os encontros promovidos pelo Movimento pela Inovação em 2016.
A revista NOVAREJO digital está com conteúdo novo. Acesse agora!
Segundo o estudo, 80% dos empresários tem a intenção de ampliar o investimento em inovação em 2017. Outros 16% disseram que pretendem investir nos próximos três anos e apenas 4% não planejam investir.
A pesquisa com questões de múltipla escolha buscou identificar o perfil do empreendedor, suas percepções sobre inovação e as dificuldades para investir, entre outros temas. A pesquisa foi aplicada entre maio e dezembro de 2016 em 13 cidades: São Paulo, Botucatu, Santos, Sorocaba, Araçatuba, Marilia, Campinas, Piracicaba, Guarulhos, Ribeirão Preto, São José dos Campos, São José do Rio Preto e São Carlos.
Desafios
A análise procurou entender a visão dos empreendedores sobre as principais dificuldades encontradas para investir em inovação. Cada entrevistado apontou três problemas: obter linhas de crédito ou outras fontes de financiamento ficou em primeiro lugar, com 26%. Em seguida, aparece a carga tributária, com 21% das citações, e a incerteza sobre o futuro do país, com 16%.
“A pesquisa nos mostra que mesmo num período de incerteza econômica os empresários estão dispostos a investir em inovação. A dificuldade sentida pelos empreendedores em encontrar linhas de financiamento aponta que a Agência está no caminho certo. Desde o início do Movimento pela Inovação já financiamos R$ 58,4 milhões para projetos inovadores. Antes dos eventos, esse montante era de R$ 13,1 milhões desembolsados”, destaca Milton Luiz de Melo Santos, presidente da Desenvolve SP.
Panorama
Entre os empreendedores participantes do levantamento, 53% consideram seu negócio inovador e outros 28% muito inovador. Fora isso, 75% consideram inovação qualquer tipo de inovação aplicada no negócio, contra 10% que acreditam que inovação trata-se apenas de um produto revolucionário.
Quanto ao objetivo dos investimentos em inovação, a maior parte, 41%, deseja investir para ganhar novos mercados, enquanto aumentar a competitividade responde por 23%, aumentar o faturamento e a rentabilidade representam 22% e 15%, respectivamente.

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 291

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: IA Generativa / Adobe Firefly


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Angela Souto
[email protected] 

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO
Gerente de Comunicação e Cultura
Simone Gurgel

MARKETING
Gerente de Marketing
Ivan Junqueira

Coordenadora
Bárbara Cipriano

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]