/
/
Quase a metade dos empreendedores do MEI possui ensino superior

Quase a metade dos empreendedores do MEI possui ensino superior

Estudo encomendado pela iZettle, empresa sueca de soluções de pagamentos e serviços financeiros, traçou um perfil do empreendedores brasileiros. Veja

Uma pesquisa encomendada pela iZettle, empresa sueca de soluções de pagamentos e serviços financeiros, traçou o perfil e investigou os principais desafios dos pequenos empreendedores, especialmente na categoria MEI (Microempreendedor Individual). Entre outros dados, o levantamento mostra que 49% dos executivos possuem o ensino superior e apenas 18% possuem pós-graduação ou doutorado.
Produzido pela Qualibest, o estudo recolheu depoimentos de 831 pessoas. Na avaliação da iZettle, o índice de escolaridade superior é considerado alto para os padrões brasileiros. Isso teria uma relação com o aumento do desemprego no país ocasionado pela crise econômica.
“Muitos profissionais que tinham uma carreira bem estabelecida no varejo e na indústria, dois dos setores mais atingidos pela recessão, perderam os empregos e usaram sua expertise para abrir o próprio negócio”, pondera Daniel Bergman, CEO da iZettle no Brasil, que completou: “Como efeito colateral positivo, a formação desses profissionais pode resultar na geração de uma safra de novos negócios com mais potencial para sobreviver e se desenvolver no longo prazo”, analisa Bergman.

Perfil econômico do MEI

Outra importante informação presente na pesquisa cita o perfi econômico do Microempreendedores Individuais (MEI), que já soma mais de 6,5 milhões de participantes. De acordo com o estudo, 50% dos entrevistados têm faturamento de até R$ 60 mil por ano, teto da categoria MEI. Entre eles, 21% faturam menos de R$ 15 mil; 12% entre R$ 15 e R$ 30 mil; 9% estão na faixa de R$ 30 a R$ 40 mil; e 8% entre R$ 40 e R$ 60 mil.

Áreas de atuação

O levantamento também verificou os diferentes setores de atuação da pesquisa. Do total, 42% dos empreendedores na categoria serviços, sendo que 25% prestam consultoria ou exercem alguma atividade ligada a tecnologia da informação.
Em seguida, ainda na categoria serviços, há empreendedores nas áreas de contabilidade ou jurídicos empatados com reparos domésticos ou automotivos, ambos com 12% da fatia. Depois, vem educação e serviços pessoais (ambos também com 7%).
O varejo é o segundo maior segmento, com 18% das menções – destaque para vestuário e acessórios, área de 39% dos varejistas. O próximo setor mais citado é o de alimentos, bebidas e hotelaria, com 15%. Dentro dessa categoria, cafeterias, restaurantes ou padarias representam 33% do bolo, e os serviços de buffet, 20%. Saúde e beleza aparecem em terceiro lugar entre os segmentos, com 10% das menções, onde 40% são representados por cabeleireiros, barbeiros e SPA. Por último, está a categoria de lazer e entretenimento com 9%, quase a metade deles, 44%, com foco em artesanato.

Pagamentos com cartão

Em relação aos meios de pagamentos, a maioria (53%) dos entrevistados aceita pagamentos com cartão. Com metodologia de múltipla escolha, 61% dos empreendedores apontaram a importância de oferecer mais opções para os clientes, 53% elencaram a praticidade e 43%, a segurança. Depois disso, os motivos mais citados para venderem com cartão são a tecnologia (36%), o grande volume de vendas perdidas (31%), o fato de concorrentes já oferecerem essa forma de pagamento (20%), evitar calotes (10%), influência de propagandas na TV (7%) e indicação de amigos (5%).
Entre os que não aceitam cartão como meio de pagamento (47%), a maioria é autônoma sem registro (66%) e justifica que os clientes não efetuam pagamentos dessa forma (34%) ou que o negócio ainda é novo (20%). O aluguel caro das máquinas e as altas taxas de transações são apontados como barreiras por 33% dos entrevistados que não aceitam cartões. “Esses questionamentos já tinham sido mapeados pela iZettle em 2013, quando chegamos ao Brasil. Por isso mesmo, acabamos com a cobrança do aluguel pelo máquina e introduzimos o pagamento em 2 dias, minimizando o impacto das taxas no capital de giro dos empreendedores”, explica Bergman.
 

Compartilhe essa notícia:

WhatsApp
X
LinkedIn
Facebook
Email

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 292

A evolução do consumidor traz uma série de desafios inéditos, inclusive para os modelos de gestão corporativa. A Consumidor Moderno tornou-se especialista em entender essas mutações e identificar tendências. Como um ecossistema de conteúdo multiplataforma, temos o inabalável compromisso de traduzir essa expertise para o mundo empresarial assimilar a importância da inserção do consumidor no centro de suas decisões e estratégias.

A busca incansável da excelência e a inovação como essência fomentam nosso espírito questionador, movido pela adrenalina de desafiar e superar limites – sempre com integridade.

Esses são os valores que nos impulsionam a explorar continuamente as melhores práticas para o desenho de uma experiência do cliente fluida e memorável, no Brasil e no mundo.

A IA chega para acelerar e exponencializar os negócios e seus processos. Mas o CX é para sempre, e fará a diferença nas relações com os clientes.

CAPA: Camila Nascimento
IMAGEM: Midjourney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Natalia Gouveia
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Editor-assistente
Thiago Calil
[email protected]

Editora do Portal 
Júlia Fregonese
[email protected]

Produtores de Conteúdo
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Marcelo Brandão
Nayara de Deus

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Isabella Pisaneski

Revisão
Elani Cardoso

COMUNICAÇÃO E MARKETING
Gerente
Simone Gurgel

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Ltda.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Ltda.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]