Pesquisar
Close this search box.
/
/
Empatia: habilidade fundamental dos novos tempos

Empatia: habilidade fundamental dos novos tempos

As marcas que têm empatia e se conectam verdadeiramente com o momento das pessoas são aquelas que saem na frente neste momento

E já se passaram sete meses do início de tudo isso! Era março de 2020, escolas começaram a ser fechadas, empresas orientavam seus colaboradores a trabalharem de casa, supermercados estavam lotados para abastecimento enquanto as lojas fechavam suas portas e as ruas ficavam vazias. Novos tempos chegavam, a pandemia se instalava no Brasil.

Diante desse novo contexto, sem precedentes, as dúvidas que surgiram para nós profissionais de Marketing e Inovação eram: quais comportamentos irão mudar? Como se dará a relação de consumo? E a conexão com as marcas?

Livros consagrados de marketing não continham esse capítulo, estudiosos do comportamento reuniam fragmentos de informações ainda incipientes e a volatilidade no consumo derrubava todas as tentativas concretas de análise. Não existiam respostas prontas.

O que se apresentava era uma oportunidade única, em um momento singular da história, de genuinamente se colocar no lugar do outro, compreender seus sentimentos, perspectivas e usar essa compreensão para guiar as próprias ações. Esse fenômeno denominado Empatia se tornou a habilidade fundamental e, entender sobre comportamento aplicado a um cenário de incertezas e transformações passou a ser essencial no mundo dos negócios.

E aqui posso apontar alguns dos comportamentos emergentes impulsionados, que observamos como estudiosos da área, e que na prática da empatia vivenciamos nesse período.

Um novo consumidor

Se antes o consumidor buscava os canais de venda, nos quais a marca poderia estar disponível, agora dado o isolamento social, a marca precisa ir até o consumidor. Se antes comprar digitalmente era uma opção de conveniência, agora é uma das poucas soluções seguras, viáveis e ágeis.

Os maduros, 60 anos +, estão se digitalizando, as assistentes virtuais se proliferam e as diferentes formas de se fazer chegar ao consumidor estão surgindo. Com isso, a definição de conveniência é ressignificada e entramos na chamada “Era da Assistência”. E tudo indica que esse momento veio para ficar!

Por outro lado, o novo modelo de consumo de entretenimento foi um dos maiores impulsionadores de mudanças comportamentais. Participar de uma Rave em Drive-In, assistir ao lançamento da música de seu cantor favorito dentro de um game, ou até mesmo realizar compras dentro de uma Live, são ações que fazem parte de um “Novo Entretenimento”, um campo fértil para inovação, no qual há muito a germinar!

Seguindo a tendência, a Companhia Road Tour Experience, uma companhia de espetáculos virtuais, inaugurou em formato inédito, o Vianova e os Viajantes do Espaço. Uma experiência vivenciada integralmente de dentro dos carros, que passam por um circuito multimídia composto por 6 estações que, juntas, contam uma história cheia de tecnologia e encantamento. Uma viagem pelo sistema solar e galáxias distantes repleto de surpresas, curiosidades científicas e conhecimento. Experimentei e gostei!

Sob outra perspectiva comportamental, o isolamento social também trouxe à tona a importância das “Conexões Afetivas”. Ter que passar o aniversário longe da família, casar e não ter os amigos no casamento, ter um filho e não poder receber visitas na maternidade. Tudo isso impulsionou o pensar das marcas em novas formas de expressar carinho para reconectar.

E diante desse cenário de incertezas e transformações, consumidores cada vez mais conscientes e seletivos, começam a buscar por marcas que tenham um propósito claro, que atuem de forma responsável, com viés coletivo e inclusivo, aliando objetivos de negócios a relevância para a sociedade.

Que linda a campanha “Faz de Contos” de Oreo, mais do que uma campanha de Dia dos Pais, a ação fala sobre o poder da representatividade nos contos infantis. Rapunzel que é uma garota negra, João Pé de Feijão é uma criança na cadeira de rodas e o Patinho Feio é sobre um filho de um casal homoafetivo, abordando a diversidade de gênero. Emocionante, vale muito à pena conhecer!

Enfim, não é mais sobre marcas “aspiracionais”, mas sim sobre aquelas que se conectam verdadeiramente com o momento das pessoas, que entendem o contexto e participam da vida de seus diversos consumidores. O “Consumo Social tem se demonstrado um comportamento emergente e a crise tem sido um excelente teste para ver quais marcas são relevantes ou não.

É, os novos tempos chegaram, e com isso um novo Marketing se estabelece, agora mais humanizado, empático e a serviço da construção de um mundo melhor.

Você está preparado?

Fica o convite ao exercício dessa nova prática.


+ Notícias 

Sobre lideranças inspiradoras

 

Construindo a confiança do consumidor durante uma pandemia

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 282

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos a era do pós-consumidor, mais exigente e consciente e, sobretudo, mais impaciente, mais insatisfeito e mais intolerante com serviços ruins, falta de conveniência, serviços deficientes e quebras de confiança. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo, das decisões, estratégias e inovações. O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia, que critica sem consumir, reclama sem ser cliente, questiona sem conhecer. Tudo porque esse consumidor quer exercer um controle maior sobre suas escolhas e decisões. Falamos de um consumidor que quer respeito absoluto pela sua identidade – ativista, consciente, independentemente de gênero, credo, idade, renda. Um consumidor com o poder de disseminar ideias, que rapidamente se organiza em redes orquestradas capazes de mobilizar corações, mentes e manifestações a favor ou contra ideias, campanhas, marcas, empresas. Ele cria tendências e as descarta na velocidade de um clique. Acompanhar cada passo dessa evolução do consumidor é um compromisso da Consumidor Moderno, agora cada vez mais uma plataforma de distribuição de insights e conteúdo multiformato, com o melhor, mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor e inteligência relacional, ajudando executivos de empresas que tenham a missão de fazer a gestão eficaz de comunidades de clientes a tomar melhores decisões estratégicas. A agenda ESG, por exemplo, que finalmente ganha relevo na agenda corporativa, ocupa nossa linha editorial há muito tempo, porque já a entendíamos como exigência do consumidor no limiar da era digital. Consumidor Moderno também procura mostrar o que há de mais avançado em tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a gestão de clientes de modo eficaz, conectando executivos e lideranças em um ecossistema virtuoso de geração de negócios e oportunidades.

Concepção da capa:
Camila Nascimento


Publisher
Roberto Meir

Diretor-executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Cecília Delgado
Jade Lourenção
Jéssica Chalegra
Júlia Fregonese
Lara Madeira
Marcelo Brandão

Head de Arte
Camila Nascimento
[email protected]

Designer
Melissa D’Amelio

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias
assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com
autorização da Editora ou com citação da
fonte. Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright, sendo vedada a
reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados e
informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]