Steve Choi é um prodigioso engenheiro de computação. Com apenas 33 anos, ele é o head sênior de produtos para machine learning do Uber. Na empresa, o seu objetivo é garantir que o carro autônomo da empresa ganhe as ruas. Antes disso, Choi atuou como engenheiro de carros autônomos do Google X, a área secreta de inovação da empresa de Mountain View. No Brasil para a V Conferência Global PARAR, do Instituto Parar, Choi conversou com a Consumidor Moderno. Confira:
Os desafios do carro autônomo
Os grandes desafios são transformar em realidade a naturalidade humana na direção e tornar o veículo acessível e cada vez mais autônomo – o que ainda não acontece.
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Os obstáculos
São três: governo, tecnologia e pessoas. Os governos devem dar as condições para que essa inovação seja viável e para que a tecnologia avance em momentos como entender e prever o comportamento no trânsito. O que eu quero dizer com isso? Nos EUA, se um ser humano “fura” um sinal vermelho, ele pode ir para a cadeia. Infelizmente, para uma máquina, é um pouco difícil prever um evento humano como este. Portanto, existem muitos obstáculos para a maturidade regulatória a partir do comportamento humano.
O impacto dos carros autônomos
Não estamos certos sobre quem será o dono do carro físico, mas nós sabemos que a implementação do carro autônomo deve diminuir significativamente a produção de automóveis a partir do modelo fabril praticado por fabricantes como Renault, GM e Ford. Não tenho certeza de quem vai dominar, mas será muito interessante observar como isso vai se dar.
Os avanços do Uber
Infelizmente não estou autorizado a falar sobre a posição do Uber e nosso estágio em termos de carro autônomo. O que eu posso dizer é: queremos implementar essa tecnologia tão logo a nossa engenharia tenha a certeza da sua segurança para as pessoas. Essa é a nossa missão.