Pesquisar
Close this search box.
/
/
Educação financeira: nove passos para equilibrar suas contas

Educação financeira: nove passos para equilibrar suas contas

Administrar a própria vida financeira é um desafio. Mas com algumas mudanças de comportamento é possível manter-se longe das dívidas

Quer livrar-se das dívidas e fechar o mês no azul? Isso não é uma tarefa fácil, mas com organização é possível. Para auxiliar nessa árdua batalha contra o endividamento, os executivos do Wally+ e o consultor financeiro Nélio Costa agruparam algumas dicas.

Acompanhe o seu dinheiro para não faltar no fim do mês
Tenha e acompanhe um orçamento financeiro para as principais áreas de sua vida. Essa dica serve principalmente para quem tem um orçamento fixo ou que consegue ter uma previsão dos ganhos do próximo mês. Definir e seguir um orçamento mais baixo que a receita mensal é garantia de que sobre dinheiro ao final de cada mês. Pode não parecer fácil, mas com certeza trará mais resultados do que a grande maioria das tentativas de enriquecer que vemos por aí.

Tenha um aplicativo de controle de finanças pessoais no celular
Poder saber em qualquer dia do mês o quanto ainda temos de dinheiro disponível para gastar ou que deve ser colocado em uma poupança é essencial. Para Nélio Costa, ?os aplicativos de finanças pessoais chegaram para deixar essa tarefa muito mais fácil. Antigamente, era preciso andar com um caderninho e passar todos os gastos para uma planilha no computador. Com estes apps, você consegue registrar o gasto rapidamente. Se você gastou dinheiro seis vezes no dia, terá dedicado um minuto do seu dia para ter controle total sobre suas despesas?, explica.

Liste todas as suas dívidas
Quando você não sabe o tamanho da dívida, o melhor é listar em uma planilha todos os credores, sejam eles bancos, cartões, fornecedores ou amigos. Após saber para quem você deve, o próximo passo é listar o valor atual da dívida, e quanto está pagando de juros. A prioridade deve ser sempre quitar as dívidas nas quais se pagam os maiores juros.

Gaste seu dinheiro com o que te interessa de verdade
O que vale mais, economizar ou curtir um happy hour? Se você tem muito interesse em sair com os amigos, é melhor gastar seu dinheiro nisso. Da mesma forma que se você quer muito fazer uma viagem, o interessante é investir nessa atividade. Gastar com lazer não deve ser um problema, desde que você tenha em mente que se você gastou todo o seu dinheiro nisso, depois não poderá se sentir mal por não conseguir comprar um bem mais caro ou investir em educação, por exemplo. O ideal é sempre saber o seu objetivo e maior interesse na hora de fazer uma despesa.

Espere 30 dias antes de fazer uma compra de sapato ou roupa
Se quer comprar móveis, roupas ou sapatos a sugestão é sempre esperar 30 dias. Se após este período você ainda estiver com vontade de comprar aquele bem, compre-o. O ideal é sempre planejar bem estes gastos, para evitar a compra por impulso.

Aguarde as liquidações
Quando for adquirir um bem e souber que a loja que o vende trabalha com liquidações, espere surgir uma. Não tem nada pior do que comprar algo e no dia seguinte descobrir que está na promoção! Então, aguarde um pouco as promoções, assim que o produto estiver com um valor mais barato, você irá adquiri-lo e caso você tenha conseguido um bom desconto, você poderá investir o valor que sobrou em alguma outra atividade.

Calcule as parcelas para não ultrapassar 30% da sua renda
Na hora de comprar um apartamento ou uma casa, o ideal é calcular exatamente como serão as parcelas e certificar-se de que conseguirá pagá-las, afinal, o banco não permite que a parcela comprometa mais que 30% da sua renda, mesmo que você esteja disposto a colocar 60% do seu salário na parcela. É comum conhecer pessoas que deram a entrada, pagaram as taxas e comissões, e o financiamento não foi aprovado pelo banco. O que acontecerá é que você perderá grande parte do valor destinado à entrada do apartamento.
Outro fator importante é ter sempre uma reserva financeira que lhe permita pagar ao menos três prestações caso haja algum imprevisto.

Invista e fique de olho na inflação
Se você está começando sua vida financeira agora, o tempo é seu grande aliado. Investir com regularidade, um pouco por mês, trará um patrimônio interessante em alguns anos. No entanto, acompanhe sempre a inflação e preste atenção em como ela pode corroer seus esforços para o futuro caso você não fique sempre de olho nela.

Pense bem antes de pagar à vista
Se está planejando suas férias de fim de ano, verifique se a agência de viagens dá um desconto à vista do mesmo tamanho da inflação (projetada para 7,7% em 2015), caso a resposta seja positiva, vale a pena pagar à vista. Caso contrário, parcele sem juros. ?Do ponto de vista financeiro, não existe parcela sem juros, pois as vendedoras geralmente embutem o preço do juros no produto e, dificilmente, darão desconto à vista. Neste caso, quem paga à vista perde dinheiro, pois poderia deixar o valor investido e no fim do período teria mais do que inicialmente?, explica Nélio.

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]