Pesquisar
Close this search box.
/
/
Ecologia: empresa lança guia explicativo sobre legislações para corporações

Ecologia: empresa lança guia explicativo sobre legislações para corporações

O Guia Legal traz informações de ecologia, sobre a PNRS e estratégias para adotar a logística reversa

A pauta da ecologia tem sido cada vez mais presente na vida das marcas. Além contribuir com o planeta, ser uma empresa ecológica hoje significa também atender a uma exigência do consumidor.

Um dos avanços conquistados para a pauta da ecologia foi a legislação brasileira, que impôs uma série de regras para as empresas, como a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). No entanto, apesar da PNRS ser muito importante para o meio ambiente, boa parte das empresas ainda não sabe como se adaptar às regras.

E foi pensando nisso que a EuReciclo, maior certificadora de logística reversa de embalagens do país, lançou um guia gratuito, chamado Guia Legal. Além de trazer quais são as obrigações legais das empresas de forma mais fácil, o documento também aponta as diferenças regionais das legislações, as possíveis maneiras de cumprir as exigências e as vantagens para os negócios.

Obrigações com a PNRS

No documento, há informações sobre como cumprir as obrigações da PNRS, lei criada em 2010 para gerenciar a responsabilidade do descarte do lixo. Hoje, os geradores de resíduos — fabricantes, distribuidoras, importadoras ou comerciantes de produtos com embalagens — precisam, por lei, garantir que no mínimo 22% dos resíduos colocados no mercado sejam reciclados.

O Guia Legal traz maneiras para se adaptar a essa legislação e de como investir em produtos recicláveis também para atender as demandas dos consumidores, sem perder a qualidade das embalagens, por exemplo.

Afinal, o mercado atual pede que as empresas busquem ir além do que está na lei. Ações de ESG se tornam obrigatórias.

Vantagens da logística reversa

A prática da logística reversa, além de contribuir com o meio ambiente, também promove melhoras na imagem das empresas para com os consumidores. A ação também promove outros benefícios, tais como a melhoria no processo de produção, melhor controle do estoque e aumento da demanda, de acordo com o Guia Legal.

Para implementá-la, o documento sugere alguns mecanismos, como a adoção de Compensação Ambiental. A estratégia se enquadra como logística reversa indireta, pois realiza a reciclagem necessária, mas não necessariamente da mesma embalagem. Funciona, como já diz o nome, como uma compensação: as empresas reciclam a mesma quantidade e o mesmo tipo de material que foram lançados no meio ambiente. E a prática traz como vantagem a comprovação e proteção jurídica através de Notas Fiscais.

Certificado de reciclagem para as empresas

Outro destaque do Guia Legal vai para as empresas que desejam adquirir o certificado de reciclagem nas embalagens, hoje muito observados pelos consumidores.

O símbolo é bastante requisitado pela legislação de vários estados brasileiros e ajuda na construção da imagem de uma empresa mais ecológica. Para conquistá-lo, é necessário comprovar as práticas de logística reversa — diretas ou indiretas —, que podem ser feitas tanto por meio da própria Compensação Ambiental ou por outros mecanismos.

Nesses casos, o uso de consultorias ambientais e facilitadores é recomendado para a conquista do selo. Investir cada vez mais nesse tema será crucial.


+ Notícias

Discussões sobre sustentabilidade ganham espaço com a pandemia

Startup brasileira lança embalagem sustentável para envasar água mineral

Recomendadas

MAIS MATÉRIAS

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]

SUMÁRIO – Edição 284

As relações de consumo acompanham mudanças intensas e contínuas na sociedade e no mercado. Vivemos na era da Inteligência Artificial, dos dados e de um consumidor mais exigente, consciente e impaciente. Mais do que nunca, ele é o centro de tudo: das decisões, estratégias e inovações.
O consumidor é digital sem deixar de ser humano, inovador sem abrir mão do que confia. Ele quer respeito absoluto pela sua identidade, quer ser ouvido e ter voz.
Acompanhar cada passo dessa evolução é um compromisso da Consumidor Moderno, agora um ecossistema de Customer Experience (CX), com o mais completo, sólido e original conhecimento sobre comportamento do consumidor, inteligência relacional, tecnologias, plataformas, aplicações, processos e metodologias para operacionalizar a experiência de modo eficaz, conectando executivos e lideranças.

CAPA:
YUCA | Estúdio Criativo

ILUSTRAÇÃO:
Midjorney


Publisher
Roberto Meir

Diretor-Executivo de Conhecimento
Jacques Meir
[email protected]

Diretora-Executiva
Lucimara Fiorin
[email protected]

COMERCIAL E PUBLICIDADE
Gerentes-Comerciais
Andréia Gonçalves
[email protected]

Daniela Calvo
[email protected]

Elisabete Almeida
[email protected]

Érica Issa
[email protected]

Fabiana Hanna
[email protected]

NÚCLEO DE CONTEÚDO
Head de Conteúdo e Comunicação
Verena Carneiro
[email protected]

Head de Conteúdo
Melissa Lulio
[email protected]

Editora-Assistente
Larissa Sant’Ana
[email protected]

Repórteres
Bianca Alvarenga
Danielle Ruas 
Jéssica Chalegra
Julia Fregonese
Marcelo Brandão

Designer
Melissa D’Amelio
YUCA | Estúdio Criativo

Revisão
Elani Cardoso

MARKETING
Líder de Marketing Integrado 
Suemary Fernandes 
[email protected]

Coordenadora
Mariana Santinelli

TECNOLOGIA
Gerente

Ricardo Domingues

CX BRAIN
Data Analyst
Camila Cirilo
[email protected]


CONSUMIDOR MODERNO
é uma publicação da Padrão Editorial Eireli.
www.gpadrao.com.br
Rua Ceará, 62 – Higienópolis
Brasil – São Paulo – SP – 01234-010
Telefone: +55 (11) 3125-2244
A editora não se responsabiliza pelos conceitos emitidos nos artigos ou nas matérias assinadas. A reprodução do conteúdo editorial desta revista só será permitida com autorização da Editora ou com citação da fonte.
Todos os direitos reservados e protegidos pelas leis do copyright,
sendo vedada a reprodução no todo ou em parte dos textos
publicados nesta revista, salvo expresso
consentimento dos seus editores.
Padrão Editorial Eireli.
Consumidor Moderno ISSN 1413-1226

NA INTERNET
Acesse diariamente o portal
www.consumidormoderno.com.br
e tenha acesso a um conteúdo multiformato
sempre original, instigante e provocador
sobre todos os assuntos relativos ao
comportamento do consumidor e à inteligência
relacional, incluindo tendências, experiência,
jornada do cliente, tecnologias, defesa do
consumidor, nova consciência, gestão e inovação.

PUBLICIDADE
Anuncie na Consumidor Moderno e tenha
o melhor retorno de leitores qualificados
e informados do Brasil.

PARA INFORMAÇÕES SOBRE ORÇAMENTOS:
[email protected]